Biblioteca Artemis Leite da Silva

Fundada em 26 de novembro de 1984, é um órgão auxiliar de apoio técnico e administrativo do MPPA, especializada na área jurídica, composta pelos Serviços de Artes Gráficas, Arquivo e Documentação.

O cadastro de usuários deve ser feito na Biblioteca por meio do preenchimento de ficha cadastral, registro de senha e captura de imagem, bastando trazer o crachá.

É imprescindível que o usuário cadastre uma senha no balcão de atendimento para utilização dos serviços pela internet/intranet. Esta senha é impessoal e intransferível.

Esta senha e o cadastro é válido enquanto houver vínculo com o Ministério Público do Estado do Pará.

Consulta:

A Biblioteca funciona em regime de livre acesso às estantes, podendo o usuário retirar as obras para consulta ou empréstimo domiciliar.

As consultas ao catálogo on-line podem ser realizadas nos terminais de computadores da Biblioteca (intranet/internet), onde o usuário pode pesquisar por autor, titulo/assunto.

Depois de consultadas, as obras devem ser deixadas em cima da mesa de leitura.

Empréstimo:

Tipo de Usuário Tipo de Material Quantos Dias
Membros, Assessores e Analistas Jurídicos Livros 05 10
Recursos Eletrônicos 05 10
Periódicos 10 01
Servidores e Estagiários Livros 02 07
Recursos Eletrônicos 02 07
Periódicos 10 01

Estes prazos podem ser renovados uma única vez, por igual período, pelo sistema ou na recepção da Biblioteca.

Os usuários poderão fazer novo empréstimo do mesmo titulo, presencialmente, desde que a obra não esteja em reserva.

Os usuários devem observar atentamente a data de devolução das obras emprestadas, estando sujeitos à penalidade de suspensão em realizar novos empréstimos, por igual período de retenção da obra que ficou sob sua guarda.

Em caso de perda, extravio ou qualquer dano físico, constatado no material, o usuário deverá realizar sua reposição substituindo-o por:

  • Outro exemplar (autor, titulo, data e edição igual ou superior);
  • Obra similar (em caso de obra esgotada).

Horário de Funcionamento:

De 08h às 14h - Atendimento ao usuário.
De 14h às 17h - Serviços internos.

Instalações:

  • Térreo
    • Recepção (cadastro de usuários, empréstimo/renovação/devolução);
    • Terminal de consulta;
    • Expositor de novas publicações (livros e periódicos disponíveis para empréstimo).
  • 1° Piso
    • Recepção (empréstimo/renovação/devolução);
    • Acervo;
    • Sala de leitura;
    • Sala de estudo individual;
    • Sala de Processamento Técnico;
    • Sala da Administração da Biblioteca.

Serviços Oferecidos:

  • Emprestimos;
  • Acesso à internet;
  • Renovação de reservas online;
  • Pesquisa Jurídica;
  • Consultas à base do acervo (PHL) e bases jurídicas online;
  • Bases de Dados:
    • Biblioteca Digital Fórum;
      • O aplicativo "BID FÓRUM" está disponível para os sistemas IOS e ANDROID. Após a instalação do aplicativo o usuário deve fazer o cadastro informando o seu e-mail (login) e senha, devendo solicitar a liberação de acesso à Biblioteca do Ministério Público (biblioteca@mppa.mp.br), informando o e-mail utilizado no aplicativo.

    • Biblioteca Digital RT online Proview;
  • Normalização de publicações do MPPA;
  • Informativo eletrônico (legislação institucional, municipal, estadual, TJE e Federal);
  • Indexação de legislação estadual;
  • Analítica de Periódicos;
  • Orientação para uso dos recursos informacionais disponíveis.