25 de Junho de 2017
Topo
 
O Colégio de Procuradores de Justiça é órgão da Administração Superior e de Execução do Ministério Público, integrado por todos os Procuradores de Justiça em atividade e presidido pelo Procurador-Geral de Justiça. Compete ao Colégio, dentre outras competências, eleger o Corregedor-Geral do Ministério Público e os Subcorregedores-Gerais, bem como efetivar suas destituições e propor ao Poder Legislativo a destituição do Procurador-Geral de Justiça.
 
Também é de competência do Colégio de Procuradores o julgamento de recursos contra decisão do Conselho Superior do Ministério Público, sobre o vitaliciamento, ou não, de Promotor de Justiça em estágio probatório ou que recusar a indicação de membro do Ministério Público para promoção ou remoção por antiguidade; contra decisão do Corregedor-Geral, que determinar o arquivamento de procedimento disciplinar preliminar (PDP); do Procurador-Geral de Justiça, que julgar processo administrativo disciplinar (PAD); contra decisão proferida em reclamação sobre o quadro geral de antigüidade, e ainda contra decisão que importar em disponibilidade ou remoção compulsória, por motivo de interesse público, de membro do Ministério Público, além de outros previstos na Lei Orgânica do MP.
 
O Colégio de Procuradores tem ainda a função de dar posse, em sessão solene, ao Procurador-Geral de Justiça, ao Corregedor-Geral do Ministério Público, aos Subcorregedores-Gerais, aos titulares e suplentes do Conselho Superior do Ministério Público, aos Procuradores de Justiça e aos Promotores de Justiça no caso de primeira investidura. O regulamento do Concurso Público de ingresso na Carreira do Ministério Público e suas modificações também deve ser submetido à aprovação do Colégio. Outras atribuições do Órgão podem ser conferidas no artigo 21, Subseção I, da Lei Complementar nº 057/2006 – Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará. 

Rua Joao Diogo, 100 - Cidade Velha - 66.015.165 Belém/PA | (91)4006-3400
Atendimento ao público 8h às 14 - Atendimento no protocolo 8h às 17h (2a a 5a) e 8h às 15h (6a)
© 2000-2011. Todos os direitos reservados (Departamento de Informática - MPPA)