29 de Maio de 2017
Topo

 

A 5ª promotora de Justiça de Parauapebas, Maria Cláudia Vitorino Gadelha, juntamente com os promotores de Justiça de Canaã dos Carajás, Rui Barbosa Lamim e Adonis Tenório Cavalcanti, o engenheiro civil especialista em barragem, Dilaelson Rego Tapajós, e os analistas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas, Reginaldo de Jesus Oliveira e Maria Zanandrea do Nascimento, realizaram na última quinta-feira (23) uma inspeção e vistoria a Barragem do Sossego, de propriedade da Vale, na região sudeste do Pará.

A inspeção a Barragem do Sossego teve o fim de verificar a regularidade do seu funcionamento, uma vez que os municípios mais afetados pelos impactos ambientais são Canaã dos Carajás e Parauapebas.

O Ministério Público do Estado recebeu denúncias de que a barragem apresentava problemas estruturais, podendo ocasionar danos ambientais irreparáveis, como no caso da cidade de Mariana. “Diante disso solicitamos ao Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati) do MP um técnico para realizar a vistoria, a fim de averiguar a situação”, disse a promotora Maria Gadelha.

A equipe do Ministério Público foi acompanhada por técnicos da empresa Vale.

  


A preocupação do MPPA se justifica pela mudança radical na paisagem que a extração mineral provoca. Além da extração de minério em si, existem também impactos ambientais decorrentes do trânsito pesado nas estradas e do consumo da energia necessária para o complexo minerador.

Os promotores de Justiça aguardam a conclusão do parecer do técnico do Gati.

  

Barragem do Sossego

A Barragem do Sossego fica localizada no município de Canaã dos Carajás e está em operação há 12 anos (desde 2004), tendo a Vale como exploradora da atividade minerária. Sossego é a primeira mina de cobre da Vale, está localizada nas bordas da Flona Carajás. Sua produção atual gira em torno de 390 mil toneladas de concentrado de cobre por ano.


 

Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: PJ Parauapebas

 

Rua Joao Diogo, 100 - Cidade Velha - 66.015.165 Belém/PA | (91)4006-3400
Atendimento ao público 8h às 14 - Atendimento no protocolo 8h às 17h (2a a 5a) e 8h às 15h (6a)
© 2000-2011. Todos os direitos reservados (Departamento de Informática - MPPA)