14 de Agosto de 2018

 

 

Nesta semana as escolas municipais de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos promoveram palestras, atividades educativas, esportivas e culturais para marcar o dia do Estudante, comemorado no sábado (11). O MPPA, por meio da promotoria de justiça de Saúde e Educação, elaborou a programação em conjunto com as secretarias municipais de Educação dos três municípios, com o tema geral #partiumudar.

O combate às drogas, alimentação saudável, paz na escola e evasão escolar foram os temas discutidos. A abertura ocorreu na segunda-feira (6), na escola Brigadeiro Eduardo Gomes, em Santarém, e prossegue até sexta-feira (10). A promotora de justiça Lilian Braga participou da abertura, e nesta quinta-feira (10), esteve em escolas de Belterra e Mojui dos Campos. É o segundo ano que o MPPA faz essa parceria na semana do estudante.

A promotora conta que desenvolveu um relacionamento muito aproximado com os alunos, no trabalho da 8ª promotoria. “Temos um trabalho bastante consolidado de discussões com os alunos diretamente com o Ministério Público, que é o Fórum de estudantes. A partir desses diálogos com alunos e com técnicos percebemos que teríamos que aprofundar e insistir em determinados diálogos que poderiam ajudar com a escola fosse um lugar melhor”, diz.

Para elaborar a programação, o ponto de partida foi o fato do dia do estudante ser sempre de festa e lazer na escola. “Fizemos uma incrementação, para que continue o lazer, mas temos que celebrar cada aluno que está na escola, para que que seja um cidadão e contribua com a cidade. A educação é uma riqueza imaterial que vai ficar para aquela pessoa para o resto da vida”, afirma Lilian.

Como parte da programação, desde o dia 1 de agosto, no retorno às aulas, as escolas da rede municipal estão distribuindo mais itens da agricultura local, principalmente frutas, e preparos com farinha de tapioca. Também foram promovidas atividades em saúde, como aplicação de flúor e orientações sobre higiene bucal.

Cada escola desenvolveu atividades de acordo com a metodologia e a clientela interna, envolvendo gestores, alunos e professores. Além das palestras, em Mojui dos Campos, a secretaria levou médicos e a equipe da Vigilância Sanitária para falar sobre o combate à dengue. O encerramento nesta sexta-feira reuniu os alunos de Mojui com teatro, dança, literatura de cordel, música e poemas

Em Belterra as discussões sobre merenda escolar, evasão, paz na escola, combate às drogas e saúde foram feitas em todas as escolas da rede municipal, que produziram cartazes e murais com os resultados. O encerramento em Santarém, nesta sexta-feira (10) será com atividades esportivas e culturais no Parque da Cidade.

Texto: Lila Bemerguy

Fotos: Secretarias municipais de Educação de Santarém, Belterra e Mojui

  

Rua João Diogo, 100 - Cidade Velha - 66.015.165 Belém/PA | (91)4008.0400 (Promotorias) e (91)4006-3400 (Edifício Sede)
Atendimento ao público 8h às 14h - Atendimento no protocolo 8h às 17h (2a a 5a) e 8h às 15h (6a)
© 2000-2011. Todos os direitos reservados (Departamento de Informática - MPPA)