20 de Setembro de 2018

 

Na manhã desta quinta (13) de setembro de 2018, a Polícia Civil do Estado do Pará, através da Delegacia de Defraudações Públicas, juntamente com o Ministério Público, deflagraram a operação denominada “Asssírios”, onde foram cumpridos 23 mandados judiciais, dentre os quais 5 foram de prisão e os demais de busca e apreensão.

As diligências ocorreram, simultaneamente, nas cidades de Redenção, Rio Maria e Belém, tendo como objetivo combater crimes contra a administração pública municipal de Redenção, os quais estariam sendo praticados por uma associação criminosa composta por empresários e servidores públicos, sobretudo na realização de licitações fraudulentas que implicariam prejuízos de mais de 15 milhões de reais.

Segundo se apurou até o momento, haveria uma espécie de cartel formada por pessoas jurídicas integradas por pessoas de mesmo núcleo familiar ou próximo, onde as mesmas ingressavam no certame para garantir o número plural de participantes, mas desde o início já se saberia quem seria a vencedora, havendo um verdadeiro revezamento nos demais certames licitatórios.

Estão presos os empresários José Luiz Noletto Soares, Carlos Henrique Machado e os servidores públicos Sivaldo Alves de Sousa e Valdeon Alves Chaves. Houve busca e apreensão de documentos nas sedes das empresas R&R Empreendimentos e Serviços Ltda., EPX Construções e Edificações Ltda., ETE Prestadora de Serviços Ltda. e Garajão Veículos Ltda, além da Secretaria de Administração, Secretaria de Obras, Departamento de Licitações, escritórios de contabilidade e residências de servidores públicos municipais e empresários.

Foram apreendidos diversos documentos nos órgãos públicos e nos demais locais, os quais serão objeto de perícia e análise técnica pela Polícia Civil, cujo resultado poderá implicar a abertura de novos procedimentos investigatórios.

Lamentavelmente a corrupção está impregnada nos órgãos públicos, onde agentes do estado e particulares visam obter satisfação pessoal em detrimento do interesse público, expropriando o erário e se enriquecendo de forma ilícita.

Texto: Promotoria de Redenção
Foto: Polícia Civil

Rua João Diogo, 100 - Cidade Velha - 66.015.165 Belém/PA | (91)4008.0400 (Promotorias) e (91)4006-3400 (Edifício Sede)
Atendimento ao público 8h às 14h - Atendimento no protocolo 8h às 17h (2a a 5a) e 8h às 15h (6a)
© 2000-2011. Todos os direitos reservados (Departamento de Informática - MPPA)