19 de Outubro de 2018

 

Em cumprimento às ações previstas no Plano de Atuação 2018-2019, o Ministério Público do Estado do Pará, por meio do promotor de Justiça de Redenção Alexandre Moura Costa, com apoio do Centro de Apoio Operacional Criminal, iniciou um ciclo de palestras educacionais destinadas a aproximar a instituição da comunidade local e dos estudantes de escolas e universidades.

O tema das palestras são os crimes de violência doméstica, escolhido após ter sido detectado grande fluxo de inquéritos policiais relacionados à essa questão que chegam à Promotoria de Redenção, bem como em razão da escalada nacional de crimes contra a mulher em razão do gênero.

"O combate a esses delitos, por meio da educação e prevenção, foi inserido no Plano de Atuação da promotoria. As palestras educacionais visam explicar aos alunos o papel no Ministério Público e criar um canal de fácil acesso e comunicação", destacou o promotor de Justiça Alexandre Costa.

A primeira palestra foi realizada aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental público da Escola São Jorge. Na apresentação foram expostas as várias formas de violência doméstica, bem como suas causas, consequências e formas de prevenção.

Foram também apresentados aos alunos todos órgãos que compõem a Rede de Proteção, apta a amparar mulheres vítimas de violência doméstica, tais como a Delegacia da Mulher, Policia Militar, Ministério Público, dentre outros. Destacou-se que os estudantes podem ainda ligar para o telefone nº 180 para comunicar notícias de abusos.

O promotor esclareceu que não só a vítima, mas qualquer pessoa que saiba de um caso de violência doméstica pode informar às autoridades.

Por fim, destacou-se a importância de não subestimar as formas iniciais de abuso, como a violência psicológica ou patrimonial, pois percebe-se que, em muitos casos, elas evoluem para as formas mais graves de violência como agressões físicas e feminicídio.

"A exposição obteve resultado satisfatório, havendo participação ativa de alunos e professores, que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema e expor seus pontos de vista", avaliou Alexandre Costa.


Texto e foto: Promotoria de Justiça de Redenção
Edição: Assessoria de Comunicação 

Rua João Diogo, 100 - Cidade Velha - 66.015.165 Belém/PA | (91)4008.0400 (Promotorias) e (91)4006-3400 (Edifício Sede)
Atendimento ao público 8h às 14h - Atendimento no protocolo 8h às 17h (2a a 5a) e 8h às 15h (6a)
© 2000-2011. Todos os direitos reservados (Departamento de Informática - MPPA)