Inscrições abertas para curso sobre justiça restaurativa

Capacitação será realizada em Icoaraci para difundir técnicas de mediação e resolução de conflitos
Icoaraci 09/09/19 17:10

O Ministério Púbico do Estado do Pará (MPPA), por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPEIA), promove, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, e, Belém, o Curso Básico de Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por e-mail e telefone. As vagas são limitadas.

A capacitação será composta por palestras e dinâmicas, que serão conduzidas pela promotora de Justiça Sinara Lopes de Bruyne, titular da Promotoria de Justiça Cível e de Defesa Comunitária e Cidadania e autora da iniciativa. Ela terá o apoio da equipe técnica do MPPA.

O curso será realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Icoaraci, localizada à rua Manoel Barata, nº1289, no bairro do Cruzeiro. Serão disponibilizadas 30 vagas. As inscrições são abertas ao público e podem ser feitas pelo fone 91. 3218-7707 ou pelo e-mail mpicoaraci@mppa.mp.br.

Um dos objetivos do curso é difundir conhecimentos sobre justiça restaurativa, que é uma técnica de solução de conflitos a partir da escuta das vítimas e dos ofensores. Além disso, a capacitação busca capacitar membros e servidores do MPPA nessa técnica ainda em expansão, mas que já tem obtido muito sucesso na resolução de conflitos e não reincidência.

 
Foto: Promotorias de Justiça de Icoaraci

O MPPA já tem uma experiência exitosa com o uso da metodologia. Ela é aplicada em Icoaraci por meio do Nupre (Núcleo de Práticas Restaurativas), que utiliza práticas restaurativas como forma de resolução de conflitos e promove cada vez mais uma cultura de paz e recuperação da dignidade das pessoas em conflito com a lei.

O distrito de Icoaraci foi escolhido em 2013 para abrigar a fase piloto do primeiro núcleo, que foi efetivamente implantado em 2016. Com isso, tem sido possível solucionar casos de crimes de menor potencial ofensivo sem dar entrada a um processo judicial.

Serviço

Curso Básico de Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas
Data: 30 de setembro a 4 de outubro
Hora: 8h às 12h
Local: Auditório do prédio das Promotorias de Justiça de Icoaraci, rua Manoel Barata, nº1289, Cruzeiro, Belém – PA.
Inscrições: 3218 7707 / mpicoaraci@mppa.mp.br

Fale Conosco