Painel online orienta sobre a saúde do corpo e da mente durante isolamento

Evento acontece nesta quinta-feira (9) é será aberto ao público por meio de transmissão pela internet
Belém 07/04/20 17:34

A pandemia de covid-19 nos levou ao isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. A medida quebrou a rotina de milhares de pessoas em todo o mundo. No Pará não foi diferente. Sem poder sair de casa para espairecer, muitos estão trabalhando de forma remota outros covivem com o medo de contrair o vírus por não poderem trabalhar em casa. Esse cenário pode gerar uma série de problemas como mal-estar, por exemplo, fragilizando a capacidade de adaptação e reação, produzindo respostas fisiológicas e emocionais que podem impactar nosso sistema imunológico e a condição de equilíbrio mental.

Para orientar a população sobre como do cuidar do corpo e da mente durante o isolamento social imposto pela covid-19, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Pará (CEAF), em parceria com a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) e com o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), irão promover um painel online cujo tema é “Saúde Física, Mental e Emocional em Tempos de Isolamento Social”, onde especialistas darão orientações sobre os cuidados com a saúde durante a pandemia.

Para a hepatologista Deborah Crespo, uma das participantes do painel online, “o debate será uma oportunidade de interagir e trocar ideias apresentando dados científicos de autoridades sanitárias do nosso estado e do mundo inteiro em relação a pandemia que vem causando grande impacto em nossa rotina”, destacou.

Deborah Crespo explica que o isolamento social pode causar uma elevação da ansiedade, angústia e até causar depressão. “São múltiplos os cenários que fazem com que a mudança de rotina traga uma série de ajustes seja no aspecto profissional ou promovendo desgaste seguido de ansiedade, angustia, perda de sono e vários outros sintomas”, acrescentou.

O painel online será no dia 9 de abril (quinta-feira), de 10h às 11h30. Além da hepatologista Deborah Crespo, participam a psicóloga Dircélia Pereira Hage e a psiquiatra Evellyn Pípolos Pereira de Barros.

O diretor-geral do CEAF, Rodier Ataíde, destaca que, diante do cenário atual de pandemia, é importante cuidar da saúde mental de membros e servidores. “O objetivo é trazer uma reflexão com profissionais de respaldo que podem auxiliar membros e servidores do estado a transitarem melhor por esse momento”, disse.

Parar participar do painel basta acessar o link: www.protv.pa.gov.br

Texto: Mônica Maia
Assessoria de Comunicação

 
Foto: Ascom EGPA

 

Fale Conosco