Projeto “De mãos Dadas” é apresentado na Câmara Municipal de Belém

Sessão especial recebeu a etapa “Eles por eles”, no qual homens relataram suas experiências
Belém 14/08/19 10:19

A 3ª promotora de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos, Elaine Castelo Branco, apresentou nesta terça (13), em sessão especial da Câmara de Vereadores de Belém, o projeto “De mãos dadas: visibilidade para todos e todas”. A sessão foi realizada a pedido do vereador Amaury da APPD (PT).

O projeto possui quatro fases: Elas por elas; Elas por eles; Eles por eles e seminário final. O método utilizado consiste no relato e destaque de histórias de pessoas com deficiência, que, apesar de suas limitações físicas ou sensoriais, obtiveram conquistas nos âmbitos pessoal, profissional, esportivo, entre outros, de modo que possam inspirar e incentivar outras pessoas com deficiência. Além disso o projeto serve também para incentivar e subsidiar as políticas públicas de inclusão.

Na Câmara Municipal ocorreu a terceira fase do projeto, denominada “Eles por eles em defesa do homem com deficiência e de seus filhos e filhas com deficiência”. Nesta etapa, 10 homens divididos entre homens com deficiência e homens pais de crianças com deficiência relataram suas vivências, dificuldades e superações.

“É muito importante ouvirmos a voz dessas pessoas, sabermos como elas romperam barreiras e superaram seus próprios limites para chegar onde estão. Por isso decidimos envolver os vereadores de Belém nessa causa, pois é daqui dessa casa de leis que pode sair a legislação para garantir as políticas públicas de acessibilidade e inclusão”, declarou a promotora de Justiça Elaine Castelo Branco.

Para o vereador Amaury da APPD o momento é de visibilidade e garantia de direitos. “O momento é oportuno para mostrarmos à sociedade e ao poder público municipal, a existência de um segmento comumente excluído, apesar de hoje representarmos uma parcela expressiva dessa sociedade. Não podemos ficar calados. Somos muitos e somos capazes de fazer valer nossos direitos e de avançar cada vez mais nas nossas conquistas, sejam elas pessoais ou profissionais”, disse o autor da sessão.

Leia a matéria completa no site da Câmara Municipal de Belém

 

Texto: Ascom MPPA, com informações da Ascom CMB
Fotos: Ascom CMB

 

 

Fale Conosco