Promotoria de Justiça vai realizar Escuta Social e capacitação de conselheiros

A Escuta Social da comunidade será feita nos municípios de São Geraldo (17) e Piçarra (18) e irá subsidiar as ações da Promotoria para o ano de 2019
São Geraldo do Araguaia 10/01/19 13:38

A Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia estará realizando, nos próximos dias 17 e 18 de janeiro, uma “Escuta Social” com a finalidade de colher sugestões, reclamações e outras notícias sobre educação e saúde nos municípios de São Geraldo do Araguaia e Piçarra, visando conhecer o anseio da população sobre os temas no ano de 2019.

A Escuta Social também tem a finalidade de estreitar a relação entre o Ministério Público e a população, que terá mais um canal aberto e facilitado de acesso ao órgão.

Segundo o promotor de Justiça Erick Ricardo Fernandes, a Escuta Social traz elementos importantes para o conhecimento do promotor sobre os problemas do município em vários setores, encurtando muitas vezes a solução dos impasses apresentados, tendo em vista que são convidados a participar do evento representantes de vários setores. “A presença das autoridades municipais e estaduais convidadas para o evento facilita a resolução imediata de alguns problemas, maximizando a resolutividade buscada pela Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia”, destaca o promotor.

De acordo com o promotor, o atendimento individual do cidadão é realizado diariamente na sede da promotoria. Porém, a escuta traz um canal de atendimento coletivo, com melhor resolutividade para as questões apresentadas.

Os temas específicos da escuta serão educação e saúde. Contudo, a promotoria disponibilizará um servidor do Ministério Público que estará fazendo triagem para atendimento junto ao promotor de justiça.

Além da escuta social, a promotoria também irá promover um curso de capacitação para os conselheiros tutelares e membros da rede de proteção à infância e à adolescência, que será desenvolvido segundo ementa específica. O curso de capacitação tratará de temas e modelos mais trabalhados pelo Conselho Tutelar.

Segundo o promotor, a capacitação dará ênfase às recentes modificações da lei de crimes sexuais, e como o conselho tutelar deverá ser portar diante delas.

“Com isso, pretendemos uma melhoria na qualidade do serviço de proteção prestado por toda rede de proteção no município”, explica Erick.

A Escuta Social em São Geraldo do Araguaia acontecerá no dia, 17 de janeiro, às 16h, na Câmara Municipal de São Geraldo do Araguaia, com o tema Saúde e Educação. Já a Escuta Social no município de Piçarra, acontecerá no dia 18, na Câmara Municipal da cidade, às 9h30, com o mesmo tema.

O curso de capacitação de conselheiros tutelares e demais membros da rede de proteção será realizado na Câmara Municipal de São Geraldo do Araguaia, no dia 26 de janeiro (sábado), das 09h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30.

Texto: PJ de São Geraldo do Araguaia
Foto: blogsaganews
Edição: Assessoria de Comunicação  

 

 

 

 

 

Fale Conosco