Rede itinerante de combate à violência doméstica oferece serviços e orientações

Projeto reúne parceiros para levar serviços a locais distantes de Santarém
Belterra 13/08/19 10:14

O município de Belterra, que faz parte da região metropolitana de Santarém, recebeu no sábado, 10 de agosto, a sexta edição do projeto Itinerante de Serviços pelo Combate à Violência Doméstica, numa parceria da 7ª Promotoria de Justiça da Violência Doméstica com a Vara da Violência Doméstica da comarca de Santarém.  Serviços em saúde, assistência, atividades lúdicas e emissão de documentos foram ofertados na escola Sagrada Família.

O projeto é coordenado pela promotora de Justiça Luziana Dantas e a Juíza Carolina Cerqueira. Foram disponibilizados atendimentos do MP, do ParáPaz, Maria do Pará, Vara da Violência Doméstica, e OAB Mulher com serviços de orientação jurídica e psicológica. A secretaria Municipal de Saúde de Belterra fez emissão de cartão SUS, orientações sobre saúde bucal, coleta de PCCU e aferição de glicemia e pressão arterial.  O CTA URES/ Sespa fez testagem rápida para Hepatite B e C, Sífilis, HIV.

O programa MP e Comunidade levou o projeto “Direito de Filiação”, com orientações para mães que tem filhos sem o nome do pai na certidão. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou serviços do programa Bolsa Família.  O Instituto de Inclusão Social do Oeste do Pará (IISOP) e o Profissionaliza trabalharam a autoestima do público com design de sobrancelhas, manicure e corte de cabelos.

Os Correios emitiram CPF, com 50 unidades custeadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A secretaria de Direitos Humanos do Estado fez agendamentos para expedição de Carteira de Trabalho.

Orientações e palestras foram ministradas pelo grupo Alcóolicos Anônimos e Ronda Escolar da PM. A secretaria Municipal de Educação promoveu atividades lúdicas para as crianças. O CAPS II fez testes de estresse, e oficinas de mandala, pintura, desenho e artesanato. O Cras também ofertou oficinas, e os produtos de artesanato das mulheres que fazem parte do grupo foram colocados para venda no local.  

Texto: Ascom
Fotos: Lila Bemerguy

Fale Conosco