CyberGAECO
Em 2024, o Brasil registrou mais de 5 milhões de fraudes digitais, o que representa um aumento de 45% em relação ao ano anterior. Além disso, segundo a Check Point Research, organizações brasileiras sofreram, em média, cerca de 3 mil ataques cibernéticos por semana.
Esse cenário alarmante exige respostas rápidas e estruturadas por parte do Poder Público, especialmente dos órgãos que integram o sistema de segurança e justiça. Como resposta a esse desafio, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instituiu, por meio da Resolução nº 002/2025-CPJ, de 3 de abril de 2025, o CyberGAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos.
A unidade tem como principais finalidades:
-
Apoiar membros do MPPA com atribuição para casos envolvendo crimes cibernéticos, mediante atuação consentida, na adoção de medidas extrajudiciais e judiciais necessárias à investigação e persecução penal;
-
Colaborar com os órgãos de execução na prevenção e repressão de infrações penais praticadas com o uso de tecnologia da informação, promovendo o aperfeiçoamento das estratégias investigativas em ambiente digital.
A criação do CyberGAECO amplia a capacidade do MPPA de atuar em investigações complexas envolvendo fraudes digitais, invasões de sistemas, vazamento de dados e outros crimes praticados em ambiente virtual. Com equipe especializada e uso de técnicas de ciberinteligência, a unidade contribui para respostas mais eficazes no enfrentamento à criminalidade digital que afeta diretamente cidadãos, instituições públicas e privadas no Estado do Pará.
E-mail funcional:
cybergaecocoord@mppa.mp.br
Atendimento presencial:
Avenida Serzedelo Corrêa, nº 805, Ed. Urbe Office, Andar TR, Sala 05.