Audiência pública ouve demandas e apresenta dados de saúde pública em Santarém, Belterra e Mojui dos Campos
No último dia 30 de janeiro foi realizada no auditório das Promotorias de Justiça de Santarém, audiência pública promovida pela 8º Promotoria de Justiça de Santarém, para informar e ouvir a população visando a elaboração de um diagnóstico situacional da saúde pública (SUS) nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, de modo a subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas nestas localidades.
A audiência contou com a participação de usuários do SUS dos três municípios, entidades e órgãos públicos. Pelo MPPA, participaram os titulares do 3º, 8º, 9º e 12º Cargos de Promotorias de Justiça, e a mesa de trabalho foi composta pelas seguintes representações: prefeituras de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, Ministério Público Federal (MPF); Defensoria Pública do Estado (DPE); Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA)- 9º CRS; Comissão de Saúde das Câmaras de Vereadores de Santarém e Mojuí dos Campos e Comissão de Saúde da OAB Santarém.
Os objetivos da audiência pública incluíram a apresentação dos dados preliminares obtidos por meio da autuação ministerial, mostrados pela 8ª Promotoria de Justiça de Saúde e Educação. Foram apresentadas, em números, as demandas coletivas extrajudiciais (NFs e PAs) em andamento no 8º cargo, como demandas reprimidas, transparência de fila e estoques, estruturação de UBSs e serviços diversos de saúde. Os dados incluíram somente demandas coletivas, não sendo expostas as demandas individuais indisponíveis relacionadas a notícias de fatos, procedimentos administrativos e ações judiciais.
Foram apresentados os números relacionados à Ações Civis Públicas relacionadas a estruturações de UBSs, serviços de média e alta complexidade, adequações de infraestrutura em serviços de saúde, bem como dados dos três municípios, em números, das filas para consultas reumatológica e oftalmológica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, angioplastia coronariana, neurocirurgia, exame de risco cirúrgico, consulta cirurgia geral e urologia, e salientadas as divergências entre alguns números dispostos nos sistemas de regulação municipais e estaduais. Todos os dados foram originados de informações prestadas pelos órgãos de saúde no âmbito dos procedimentos extrajudiciais instaurados pelo 8º Cargo.
Trinta participantes tiveram a oportunidade de manifestação oral, os quais trouxeram informações e denúncias diversas aos órgãos representados, como demora em atendimentos de consultas, exames, cirurgias e outros tratamentos, dificuldade de acesso aos serviços, problemas na estrutura de atendimento nas unidades e hospitais e outros.
Foi disponibilizado ainda um formulário para ser enviado ao MPPA até o dia 2 de fevereiro, que serão catalogados e incluídos nos dados consolidados da audiência pública. Todas as informações, falas e denúncias recebidas serão juntadas e devem subsidiar a atuação do Ministério Público em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, com estimativa de nova audiência pública para discussão de resultados e retorno de informações para a população
A ata completa da audiência pública pode ser acessada aqui.
Assessoria de Comunicação