CAOIJ palestra sobre "Violências na Primeira infância e o Atendimento nos termos da Lei 13.431/2017"”

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), Mônica Freire, participou, no dia 8 de novembro, do evento “I Encontro de Prevenção de Violência na Primeira Infância de Belém”, promovido pela Sesma, em parceria com a Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA). Na ocasião, a promotora Mônica ministrou a palestra: “Violências na Primeira infância e o Atendimento nos termos da Lei 13.431/2017”, onde também foram tratados temas como estratégias preventivas acerca da violência contra criança, impactos no crescimento e desenvolvimento, aspectos jurídicos a proteção da criança e escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência.
O encontro reuniu profissionais da saúde que dialogaram com o Ministério Público sobre a obrigatoriedade da notificação dos casos de violência e a observância aos fluxos que facilitem a comunicação entre os atores da rede, efetivando a proteção integral prevista na Constituição Federal.
A coordenadora do CAOIJ ressaltou a importância de se investir nos primeiros anos de vida de uma criança, demonstrou os impactos das condições no desenvolvimento da Primeira Infância, além do panorama dos indicadores sociais do Pará.
Por fim, Mônica Freire destacou a importância do trabalho em rede e das ações articuladas em prol da garantia de direitos infantojuvenis, especialmente, no que concerne ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Texto e fotos: CAOIJ