CAOIJ realiza III Módulo de Formação para estagiários do Programa Educação Entre Pares

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ), e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou, o 3° módulo de formação para jovens participantes do Programa Educação Entre Pares 2024. A formação ocorreu no período de 17 a 20 de setembro, tendo como público-alvo das oficinas os estagiários de nível médio oriundos do Termo de Cooperação n.º 03/2021, que receberam capacitação em educação, cidadania e cultura de paz.
Dando início às formações o representante da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), Julio Alejandro, ministrou a oficinas temática, apresentando o tema: “Violência e Segurança: como Construir e Executar a Cultura de Paz: Violência no Brasil e no Pará”.
O segundo dia atividades foi marcado por oficinas práticas da professora Ana Claudia Lopes, da Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC), sob o tema “Educação e Atitude Responsável com o Meio Ambiente”. No terceiro dia de programação, a coordenadora do CAOIJ, Mônica Rei Moreira Freire, recebeu os coordenadores pedagógicos, Cláudia Costa, da SEDUC, e a representante do UNICEF, Lorena Cavalcante Araujo, que deu segmento as atividades, com a apresentação do tema “Educomunicação e Crimes Cibernético: Conhecendo para Previnir!”.
Por fim, finalizando as atividades, foi apresentado aos jovens estagiários a oficina “Prevenção do Uso Abusivo de Àlcool e Outras Drogas”, palestrado pelos representantes da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (CENPREN/SEJUDH), Camila Maciel Martins e Ulisses Monteiro de Lima.
Educação entre Pares
O programa Educação entre Pares é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, realizada pelo Termo de Cooperação nº 003/2021, entre o Ministério Público do Estado, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo da iniciativa é a valorização do protagonismo juvenil através da disseminação do conhecimento entre pares, visando garantir ao público infantojuvenil o acesso à informação de qualidade, a fim de que possam exercer com integralidade sua cidadania.
CAOIJ