CEAF promove curso sobre articulações entre as áreas de Direito e Psicanálise
Nos dias 15 e 16 de outubro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promoveu o curso “Variações entre Direito e Psicanálise”, no auditório Fabrício Ramos Couto, em Belém, voltado aos integrantes do MPPA. Considerando a intrínseca relação entre os dois campos, o objetivo do curso foi explorar as articulações entre o Direito e a Psicanálise de modo a proporcionar aos integrantes do MPPA novos caminhos teóricos e práticos em suas trajetórias acadêmica e profissional, qualificando as suas atuações no interior da instituição.
As discussões foram conduzidas por dois professores da Universidade Federal do Pará (UFPA): Felipe Campos Ribeiro, do campo da Psicologia, e Ricardo Evandro Martins, da área do Direito. A abertura do curso foi realizada pelo diretor do CEAF, José Edvaldo Sales.
O curso foi estruturado em três eixos: 1) um panorama histórico e conceitual do entendimento de teóricos notáveis como Freud, Lacan e Kelsen; 2) a interligação entre Justiça, Psicanálise e Literatura, explorando como a literatura tem ajudado a entender questões fundamentais da sociedade como moral, ética e subjetividade, especialmente, no campo jurídico; 3) a Psicopatologia e práticas jurídicas em atualidade, debruçando-se sobre a forma como a psicanálise pode ajudar na atuação de profissionais da área do Direito, bem como no modo que a legislação lida com pessoas com transtornos mentais.
Texto: Eduardo Miranda, Ascom MPPA
Fotos: Alexandre Pacheco, Ascom MPPA