Corregedoria-Geral promove workshop de inteligência e gerenciamento emocional no local de trabalho

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio de sua Corregedoria-Geral, realizou nesta quinta-feira, 12, um workshop voltado para inteligência emocional e gerenciamento adequado das emoções no local de trabalho. O evento marca o fim das ações do projeto “Insights de Resolutividade no MPPA”, ano 2024, promovido durante a gestão do Corregedor-Geral Sérgio Tibúrcio dos Santos Silva (2023-2024).
A iniciativa destaca a importância da inteligência emocional como ferramenta crucial para o gerenciamento adequado das emoções no ambiente de trabalho, visando a reduzir os níveis de estresse físico e emocional, tanto no ambiente profissional quanto na vivência pessoal. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de participar de roda de conversa, momentos de reflexão e de auto avaliação, orientados pela especialista em neuropsicopedagogia Maria do Socorro Vieira - que também abordou temas como autoconhecimento, empatia e comunicação assertiva entre os setores do órgão. Além disso, foram discutidas estratégias para promover o bem-estar no trabalho, como a importância de estabelecer relacionamentos mútuos e colaborativos dentro do serviço público.
De acordo com o Corregedor-Geral Sérgio Tibúrcio dos Santos Silva, a preocupação com a saúde mental, bem-estar e qualidade de vida dos servidores se tornou mais urgente após o período da pandemia de COVID-19. “É uma oficina que deveria ser feita por todos, sendo inclusa como uma agenda fixa no programa de desenvolvimento do MPPA, porque é benéfica para todo mundo", argumentou.
O MPPA e a Corregedoria Geral reforçam o compromisso em continuar promovendo ações e programas voltados para o desenvolvimento e o bem-estar dos servidores, e contribuindo com um ambiente profissional mais saudável mental e fisicamente.
Texto: Patrick Dias
Fotos: Alexandre Pacheco