Departamento Médico-Odontológico do MPPA realiza programação alusiva ao Setembro Amarelo
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Departamento Médico-Odontológico (DMO), realizou no dia 16 de setembro programação alusiva ao Setembro Amarelo, campanha que objetiva a conscientização sobre a saúde mental, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em Belém.
O evento teve três palestras, com objetivo de promover a educação em saúde mental dos integrantes do MPPA: a importância da campanha setembro amarelo, conduzida pela médica psiquiatra Thianni Souza; as diferenças entre a ansiedade normal e patológica, ministrada pela psicóloga do DMO Dircélia Hage; e as práticas de cuidado para uma vida menos ansiosa, com a psicóloga do DMO, Solange de Oliveira. Os debates foram mediados pelo diretor do CEAF, José Edvaldo Sales.
A programação levou em conta os impactos que o estilo de vida acelerado da sociedade atual vem manifestando, uma onda crescente de estressores que comprometem significativamente a saúde mental das pessoas, sendo que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nesse sentido, a educação em saúde é considerada uma estratégia efetiva para difundir conhecimentos que capacitem as pessoas para lidar com os estressores cotidianos, reconhecer sintomas de transtorno mentais, adotar cuidados com a saúde e a intervir e prevenir o adoecimento mental, em especial seu desfecho mais grave: o suicídio.
O mês de setembro foi consagrado pelo Ministério da Saúde como mês para conscientização sobre o suicídio, oportunidade na qual o MPPA, através de seu DMO, pode contribuir especialmente para qualidade de vida de seus integrantes por meio de um fórum conduzido por especialistas a fim de intervir nesta problemática.
Assessoria de Comunicação