Encontro promove troca de informações entre integrantes da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica
A 6ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher promoveu na última sexta-feira (2), em Santarém, encontro com os integrantes da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica. O objetivo foi fortalecer a articulação entre os órgãos que compõem a rede e possibilitar capacitação e troca de informações.
No mesmo dia, pela manhã, a promotora de Justiça Silvana Nascimento, titular da 6ª Promotoria de Justiça, participou de evento realizado no auditório, voltado para os agentes de saúde municipais, promovido pela prefeitura de Santarém. A promotora falou sobre o papel do MPPA na rede de proteção e orientou os agentes em relação aos atendimentos e encaminhamentos de casos relacionados à violência doméstica.
No período da tarde, foi realizado o encontro com os integrantes da rede, na sala multiuso. A iniciativa considerou que a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica é essencial para garantir segurança, acolhimento e acesso a direito, e a articulação entre os órgãos públicos, instituições e organizações da sociedade civil possibilita resposta integrada e eficaz para enfrentar o problema da violência contra a mulher.
Destaca ainda que o apoio jurídico, psicológico, social e protetivo promovido pela rede de proteção, empodera as vítimas, propicia a quebra do ciclo de violência e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, havendo a necessidade de “cuidar de quem cuida” na rede de proteção de violência doméstica contra a mulher. Com esse objetivo, o encontro contou com palestra realizada pela psicopedagoga institucional e clínica, Sheila Cristina Bernardes dos Santos, que compartilhou informações para fortalecer a atuação dos integrantes da rede.
Assessoria de Comunicação