ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Escritório de Inovação do MPPA é selecionado para o Programa Colabs 2025 com o Projeto 'Atitude'

Pará 14/08/25 14:45

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Escritório de Inovação, foi selecionado para participar do Programa Colabs 2025, promovido pelo GNova Lab, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa busca apoiar laboratórios de inovação de todo o país no desenvolvimento de soluções para desafios sociais complexos. Entre dezenas de propostas de diversas instituições públicas, o Projeto Atitude, do MPPA, foi o único representante do Estado do Pará a integrar a edição deste ano do programa.

No GNova Lab, os projetos são desenvolvidos em ciclos que envolvem imersão nos problemas, ideação, prototipagem e teste de soluções, utilizando metodologias ágeis e abordagens multidisciplinares inspiradas no design, nas ciências sociais e na economia comportamental. Essa dinâmica permite que as equipes desenvolvam capacidade inovadora e construam soluções mais efetivas e adaptadas à realidade de cada contexto.

O projeto inscrito, intitulado "Atitude", visa fomentar a equidade de gênero no MPPA por meio de ações concretas que ampliem a representatividade feminina na alta gestão institucional. A iniciativa parte do diagnóstico de que, apesar de as mulheres representarem 47,34% dos membros, ainda enfrentam barreiras históricas e institucionais que dificultam sua ascensão a cargos de poder e decisão, refletindo-se em índices de representatividade inferiores à média nacional.

A equipe responsável pela condução do projeto é formada pela promotora de Justiça Monique Nathyane Coelho Queiroz, pela assessora ministerial Adriana Freire da Silva, pela assessora do Comitê de Governança de Inovação e Inteligência Artificial (CIIA), Kelle Cristina Fortunato da Costa, e por Liliane de Freitas Terra Vieira, servidora da área de tecnologia da informação.

A seleção para o Programa Colabs 2025 representa o reconhecimento da capacidade técnica e criativa da equipe, que levará o nome do MPPA a um espaço de integração e troca de experiências com instituições de todo o país, potencializando a implementação de soluções inovadoras e eficazes em benefício da população paraense.

 

Texto: Escritório de Inovação, com edição de Hannah Franco/Ascom

 

Fale Conosco