Ministério Público faz reunião para tratar do atendimento a crianças com condições especiais no município

Na quinta-feira,7, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 3ª promotora de Justiça Titular de Abaetetuba, Adriana Passos Ferreira, realizou uma reunião com representantes do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), para tratar de demanda relativa ao descredenciamento de clínicas no município de Abaetetuba, que realizam atendimento médicos e terapêuticos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Trissomia 21 ou Síndrome de Down (T21), Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Processamento Sensorial (TPS).
Participaram da reunião a presidente do Iasep, Josynélia Tavares Raiol, a vice-presidente, Kleyce Stefany do Couto Leite e a chefe da Procuradoria do IASEP, Camila Fontelles de Lima Leite. O encontro ocorreu no gabinete da 3ª promotoria de Justiça de Abaetetuba,
Durante a reunião a presidente apresentou a estrutura e fluxo das demandas do Iasep, na perspectiva de sensibilizar os órgãos sobre suas dificuldades de gestão e sobre avanços após investimento em tecnologia e controle. Ela esclareceu que em Abaetetuba tem clínica que disponibiliza as fisioterapias que pretende conversar com as credenciadas para ampliar o atendimento.
Também foi pontuado que o Iasep têm dificuldades na gestão manual das terapias e que isso impacta negativamente no atendimento ao usuário, e que atualmente não tem novos editais com chamada pública para credenciamento em Abaetetuba, mas que serão verificadas quais terapias especializadas não são ofertadas no município, para tentativa de contratação direta.
O IASEP está trabalhando na possibilidade de verticalização de atendimento com a perspectiva de implantar em Barcarena um centro de referência, na falta de fisioterapia na clínica credenciada será analisada a contratação direta, irá informar os segurados do município e quanto à Noticia de Fato, foi noticiado que já foi apresentada a nota fiscal pendente para realização do procedimento.
Após apresentação da Presidente do IASEP dos investimentos em melhoria na qualidade do atendimento aos segurados, houve o compromisso do IASEP de ampliar o número de atendimentos nas clínicas já credenciadas, para garantir o acesso as terapias aos segurados, bem como o atendimento das crianças e adolescentes listados no procedimento e implantação de melhorias no serviço no Municipio Abaetetuba para melhor atender aos segurados.
"Ao final construiu-se uma solução consensual para regularizar a prestação do serviço que impactará diretamente na satisfação ao direito fundamental à saúde dos segurados", avalia a promotora Adirana Passos.
Texto e foto: PJ de Abaetetuba, com edição da Ascom MPPA