ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA debate estratégias de combate à doença de chagas e preparação para a COP-30

Belém 27/08/25 15:05

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos, reuniu na manhã do dia 25 de agosto representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Laboratório Central (Lacen) e demais instituições para tratar das ações de prevenção, controle e diagnóstico da Doença de Chagas em Belém. O encontro também abordou os desafios relacionados à segurança alimentar no consumo do açaí e à preparação da rede de saúde para a COP-30.

Durante a reunião, a Sesma apresentou o Plano Municipal de Enfrentamento da Doença de Chagas, com destaque para os fluxos de cuidado e investigação entomológica, além de boletim epidemiológico atualizado. Entre os pontos discutidos, estiveram a necessidade de ampliar a educação em saúde nas escolas, em parceria com a Semec, e a capacitação de professores e merendeiras como multiplicadores de boas práticas no manuseio de alimentos.

Representantes do Lacen ressaltaram as limitações enfrentadas pelos laboratórios de base para confirmação de diagnósticos, em razão da falta de insumos como centrífugas e lâminas, defendendo a utilização de três metodologias laboratoriais para maior precisão. Outro tema sensível foi a fragilidade na análise da presença do parasita no açaí, com a necessidade de fortalecer a Casa do Açaí para envio de amostras ao Lacen.

Também entrou em pauta a preparação da rede de saúde para a COP-30, diante da possibilidade de aumento da demanda por atendimentos durante o evento internacional. O Estado já possui um plano de contingência, mas foi apontada a necessidade de o município estruturar fluxos de assistência e vigilância para integrar as ações.

Ao final, foram deliberadas medidas como a mediação do MPPA junto ao Programa Saúde na Escola e à Semec, a realização de reunião técnica entre Sesma, Sespa e Lacen para definição de metodologias sorológicas, e tratativas com a Secretaria de Saúde para garantir insumos, materiais educativos e o fortalecimento da Casa do Açaí.

Texto: Thayssa Moda/Ascom MPPA

 

Fale Conosco