ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA discute parceria para promover práticas educativas de sustentabilidade nas escolas públicas de Belém

Belém 02/09/25 13:01

Na segunda-feira, 1º de setembro, o Ministério Público do Estado (MPPA), representado pelas promotoras de Justiça da Infância e Juventude de Belém,, Albely Lobato e Sintia Maradei, acompanhadas pela juíza da 1ª Vara da Infância de Belém, Rubilene do Rosário realizou uma visita ao Instituto Ação Fazendo  Bem (IAPB) e foram recebidas por Carmen Peixoto e Gal Fernandes. O objetivo do encontro foi fortalecer parcerias para o desenvolvimento do projeto " Dialogando Sobre Práticas Educativas de Sustentabilidade nas Escolas Públicas de Belém", iniciativa que visa promover a educação sustentável nas escolas públicas do município.

Durante a visita, as integrantes do MPPA e da Justiça destacaram a importância de envolver a sociedade civil e o poder público na construção de uma cultura de sustentabilidade desde a infância. 

O projeto "Dialogando sobre práticas educativas de sustentabilidade nas escolas públicas de Belém”, alinhado à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro na capital,  busca incentivar o engajamento dos estudantes em práticas sustentáveis, preparando-os para os desafios ambientais globais e promovendo uma consciência ecológica desde os primeiros anos de aprendizagem.

A proposta é explorar como as escolas públicas de Belém podem incorporar práticas sustentáveis e promover a conscientização ambiental entre estudantes, professores e comunidade escolar, contribuindo para os compromissos internacionais assumidos na COP 30.

Durante a execução do projeto serão apresentadas estratégias inovadoras e exemplos de boas práticas que promovem a conscientização, o engajamento dos estudantes e a implementação de ações concretas, como projetos de economia de recursos, educação ambiental, inclusão de temas de sustentabilidade no currículo e parcerias com a comunidade. 

Na reunião com o Ministério Público as integrantes do Instituto Ação Pensado Bem manifestaram total apoio à iniciativa e reforçaram seu compromisso com a educação ambiental, colocando-se à disposição para colaborar na implementação de atividades, oficinas e programas educativos que envolvam as escolas públicas do município de Belém. 

“Reafirmamos o compromisso em promover ações que garantam o direito à educação de qualidade aliada à formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelo meio ambiente, alinhando-se às metas estabelecidas na Conferência (COP 30), reforçando a urgência de ações concretas em prol da sustentabilidade global”, ressaltaram as promotoras.


Texto: 1ª e 3ª Promotoria da Infância de Belém, com edição da Ascom

Fale Conosco