MPPA e Hemopa promovem campanha de doação de sangue

Na quinta-feira, 14 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), mais uma edição da campanha de doação de sangue. A ação foi realizada na sede do MPPA, localizada na Praça Felipe Patroni, em Belém, e contou com a presença da unidade móvel e do trailer de coleta da fundação, facilitando o acesso dos voluntários ao serviço.
A campanha teve como objetivo reforçar os estoques de sangue da hemorrede estadual e ampliar a conscientização sobre a importância da doação voluntária e regular, especialmente em períodos críticos, como vésperas de feriados prolongados, quando o número de doações costuma cair.
De acordo com Alice Loureiro, assistente social do Hemopa, a parceria com o MPPA tem mostrado resultados expressivos.
"Essa já é a terceira campanha que fazemos aqui, sempre com grande impacto de doação. Os servidores aderem, participam, mobilizam-se. Isso é fundamental, principalmente hoje, na véspera de um feriado. Precisamos manter o estoque aquecido para atender às demandas dos pacientes hospitalizados."
Além do objetivo central que é aumentar os estoques, esta ação é um ato de responsabilidade social e cidadania, mantendo os estoques dos hemocentros abastecidos e garantir que pacientes em diversas situações, como cirurgias, acidentes, doenças crônicas e tratamentos oncológicos, tenham acesso ao sangue necessário. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. "Nós estamos percebendo a grande preocupação dos funcionários do Ministério Público e o grande comprometimento, e isso é muito importante para nós", destacou.
Durante a doação de sangue, os voluntários também puderam realizar cadastro para doação de medula óssea. O cadastro é feito no momento da doação de sangue, e qualquer pessoa entre 18 e 35 anos pode se tornar um possível doador de medula.
A campanha foi aberta a servidores, estagiários, terceirizados e à sociedade civil em geral. Um dos participantes foi Cláudio Dias, assessor ministerial e doador habitual. "Já sou doador de sangue há muitos anos. Sei da importância de manter os bancos abastecidos e de poder ajudar alguém. O MPPA, além de fiscal da lei, mostra que também se preocupa com o bem-estar do próximo. Essas ações humanizam e aproximam a instituição da sociedade", disse.
Desafios e importância da doação
O principal desafio das campanhas de doação continua sendo a conscientização da população, especialmente dos jovens, que representam um público estratégico para manter os estoques no futuro. Atualmente, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, e apenas 29% dos doadores estão na faixa de 18 a 29 anos.
Com postos de coleta em nove municípios do interior do Pará, o Hemopa atende a uma rede hospitalar com mais de 200 unidades de saúde em todo o estado. Parcerias como a realizada com o MPPA são essenciais para garantir a estabilidade do sistema e salvar vidas.
Como doar
A cada doação, são coletados no máximo 450 ml de sangue. Antes do procedimento, o voluntário passa por triagem clínica, e o sangue doado é submetido a exames rigorosos para garantir a segurança do receptor. Os critérios para doação incluem:
-
Estar em boas condições de saúde
-
Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, habilitação, etc.)
-
Ter entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis para menores de 18)
-
Pesar mais de 50 kg
-
Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas
-
Ter dormido pelo menos 6 horas
-
Não ser portador de doenças crônicas
-
Não ter recebido transfusão de sangue no último ano
-
Intervalo mínimo de 60 dias entre doações para homens e 90 dias para mulheres
- Estar alimentado (sem jejum)
Os resultados alcançados na campanha
- 72 pessoas participaram;
- 52 foram consideradas aptas para doação;
- 1 novo cadastro de doador de medula óssea.
Um ponto que merece destaque foi a participação expressiva de entidades do serviço público e priivado próximas ao prédio sede do Ministério Público, ressaltando a necessidade da causa à comunidade. Para quem quer contribuir, estão disponíveis três pontos de coleta na região metropolitana: o Hemocentro Belém, localizado na Travessa Padre Eutíquio, nº 1725, Bairro Batista Campos; o posto de coleta do Castanheira; e o do Shopping Metrópole. Além desses, hemocentros funcionam em Castanhal, Santarém e Marabá, e hemonúcleos em Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí.
Texto: Hannah Franco e Patrick Dias/Ascom
Fotos: Patrick Dias