MPPA participa de ação de cidadania no território indígena Cobra Grande
No último dia 30 de maio foi realizada ação de cidadania na Aldeia Lago da Praia, localizada no território Cobra Grande- povo Jaraqui, município de Santarém. A ação contou com participação do Ministério Público do Pará, por meio do Programa Ministério Público e a Comunidade, e do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPPA (Nupeia), além da prefeitura de Santarém, Projeto Saúde e Alegria, Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA) e outros. No total, foram realizados 2.215 atendimentos aos comunitários, que foram recebidos na escola municipal São Francisco.
Participaram pelo Nupeia a promotora de Justiça coordenadora do Núcleo, Maria José Vieira de Carvalho Cunha, e a assistente social Jandira Miranda da Silva. A ação foi solicitada pelo CITA e foi realizada em conjunto pelos órgãos convidados. A prefeitura da Santarém realizou os atendimentos por meio do programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC), com a participação das secretarias municipais. A ação contou ainda com o apoio do Cartório 3º Oficio, Defensoria Pública, Polícia Civil, Ministério do Trabalho, Receita Federal e Junta Militar, que foram convidados pelo MPPA a participar.
O programa MP e a Comunidade realizou 77 atendimentos, incluindo solicitação de 2ª via de certidão de Casamento e de Nascimento, e solicitação de Inclusão de Etnia na certidão. Outros serviços foram pelos órgãos parceiros na ação, como a atualização de Cadastro Único, informações sobre Benefícios de Prestação Continuada, consulta médica, farmácia básica, vacinação, cortes de cabelo, estética facial, 2º via de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, reconhecimento de paternidade, de união estável e outros consensuais, emissão de RG, de passe livre do idoso, inscrição e regularização do CPF e cadastro da Agricultura Familiar.
O Projeto Saúde e Alegria desenvolveu atividades alusivas ao Maio Laranja, voltadas ao combate e prevenção quanto ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Foram realizadas atividades lúdicas e palestras, que também contaram com a participação do Nupeia. A promotora de Justiça Maria José Vieira destacou a importância da participação do MPPA na ação, indo ao encontro da comunidade para levar cidadania, acesso aos registros de nascimento e demais serviços, mesmo com a dificuldade de acesso e as limitações na logística dos atendimentos. “Houve uma partilha, um sentimento de pertencimento, de poder receber o acesso aos direitos, realmente, que nós temos que levar a todos”, destacou a coordenadora do Nupeia.
Assessoria de Comunicação