ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de lançamento da Campanha Agosto Lilás

Santarém 05/08/25 09:35

Foi lançada no último dia 1º de agosto, no auditório das Promotorias de Justiça de Santarém, a Campanha Agosto Lilás 2025, com o tema “Sua denúncia salva uma mulher”. A iniciativa marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, comemorados em 7 de agosto, e tem como objetivo intensificar a conscientização e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres. O lançamento foi promovido pela prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com a participação da coordenação das Promotorias de Justiça de Santarém e da Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A campanha se estende até o dia 29 de agosto e prevê ações educativas em escolas, canteiros de obras, empresas e comunidades urbanas e rurais.

A promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora das Promotorias de Justiça do Baixo Amazonas, representou o MPPA na solenidade. “Trabalhar contra a violência doméstica e familiar contra a mulher é uma pauta prioritária para a nossa instituição. É um debate constante que precisamos ter diante da realidade dos fatos que se apresentam no nosso dia a dia, que nos fazem ver o quanto ainda temos mulheres sendo violentadas, desrespeitadas, sendo mortas. Então não nos basta só indignação, nós precisamos trabalhar. E trabalhar muito na educação dos nossos meninos, das nossas meninas, para que a gente compreenda o que é respeito, e que cada um, seja homem ou mulher, pode estar onde deseja estar”, disse a promotora.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância da articulação entre os órgãos de proteção e a participação da sociedade no enfrentamento à violência. “Santarém possui uma rede estruturada de proteção às mulheres, com equipamentos como os CRAS, o CREAS, a Delegacia da Mulher, o Centro Maria do Pará, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres. Precisamos trazer esse tema para o centro do diálogo social”, afirmou.

Participaram do evento, entre outras autoridades, a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Noemi Moraes; a deputada estadual Maria do Carmo; o vereador Enfermeiro Joziel Colares; integrantes da Polícia Rodoviária Federal, Patrulha Maria da Penha, programa Parapaz, Abrigo de Mulheres e representantes da sociedade civil.

Assessoria de Comunicação, com informações da Ascom da Prefeitura de Santarém

Fale Conosco