MPPA participa do III Encontro Técnico da RENORCRIM para fortalecimento do combate ao crime organizado

Entre os dias 26 e 28 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) estará representado no III Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (RENORCRIM). Participam do evento o promotor de Justiça Diego Libardi, do Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa e à Corrupção e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e o delegado Breno Rufeil, da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC).
Reconhecido como um dos principais fóruns nacionais voltados à articulação de estratégias integradas no enfrentamento ao crime organizado, o encontro é fruto de uma ação conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).
O evento será realizado na sede do Ministério Público do Estado do Paraná e na Escola Superior da Polícia Civil do Paraná, reunindo representantes das forças de segurança pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário de todo o país. O encontro é direcionado a Delegados das Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas, promotores de Justiça dos GAECOs e juízes de Garantias ou de Varas Especializadas em Crime Organizado.
Durante os três dias de programação, serão discutidos temas estratégicos e atuais, como:
-
Cadeia de custódia e vestígios digitais
-
Uso da inteligência artificial na persecução penal
-
Recuperação de ativos e gestão patrimonial
-
Criptoativos e criminalidade econômica
-
Operações interagências e redes colaborativas
-
Parcerias com instituições bancárias e plataformas digitais na investigação criminal.
O III Encontro Técnico da RENORCRIM consolida-se como um espaço fundamental para o intercâmbio de boas práticas, o estímulo à inovação institucional e o fortalecimento da atuação estatal no combate ao crime organizado, promovendo respostas mais eficazes, coordenadas e inteligentes em todo o território nacional.
Texto: Lívia Leoni/ Ascom