ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove 3º Workshop de inteligência artificial generativa - aplicabilidade ao Ministério Público do Estado

Belém 02/09/25 14:00

MPPA promove 3º Workshop de inteligência artificial generativa - aplicabilidade ao Ministério Público do Estado

Na última segunda-feira, 1º de setembro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou, o 3º Workshop: Inteligência Artificial Generativa – Aplicabilidade ao Ministério Público do Estado do Pará.  O evento foi direcionado, de forma exclusiva, a procuradores de Justiça e assessores das Procuradorias, reunindo participantes em uma programação voltada à inovação tecnológica e ao fortalecimento das competências digitais no âmbito ministerial.

Com o objetivo de ampliar aperfeiçoar o uso destas ferramentas digitais e a competência prática no uso de modelos de linguagem de grande escala (LLMs). O workshop contemplou tanto a dimensão teórica quanto a prática da Inteligência Artificial.

A programação incluiu exposições conceituais sobre os fundamentos da IA, oficinas de engenharia de prompts, atividades com exercícios simulados voltados para a atuação do MPPA no 2° grau, supervisionados pelos palestrantes, além da apresentação e construção de assistentes jurídicos virtuais aplicáveis ao MPPA.

A iniciativa busca promover a utilização estratégica dessas ferramentas para reduzir custos administrativos, otimizar o desempenho nas atividades-meio e fim e, ao mesmo tempo, reafirma o compromisso da Administração Superior do MPPA em estimular a inovação, modernizar processos de trabalho e fortalecer a atuação institucional diante dos desafios da transformação digital.

O procurador de Justiça Ricardo Albuquerque, que participou da programação enfatizou que "o workshop foi tão bem ministrado, a ponto de uma pessoa leiga acerca do assunto, como eu, sair da aula fazendo parecer utilizando a ferramenta. Quero agradecer penhoradamente esta iniciativa extremamente útil e salutar."

Na avaliação de Renata Issopo, assessora ministerial que participou entusiasmada desta capacitação “O workshop de inteligência artificial foi um marco importante: dinâmico, didático, objetivo e assertivo. Este é o sentimento coletivo: deixamos de ser curiosos, mas nos tornamos usuários conscientes no uso destas ferramentas, sempre com ética e responsabilidade, na expectativa de potencializar a qualidade do serviço público e oferecer uma atuação cada vez melhor em benefício de toda a sociedade”. Disse.

A 4ª edição do evento acontecerá no dia 09 de setembro, na sede das promotorias de justiça do Distrito de Icoaraci e as inscrições seguem abertas. Os interessados podem se inscrever através do link.

Texto e fotos: Comitê de Inteligência Artificial, com edição de Patrick Dias. Ascom/MPPA. 

 

Fale Conosco