MPPA promove debates para combater racismo e homofobia em ambiente acadêmico
O Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do MPPA realizou no último dia 6 de janeiro, em Santarém, um diálogo com professores e outros profissionais do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) sobre combate ao racismo e à homofobia, como parte de atividades que a instituição deve promover após denúncias envolvendo alunos da faculdade.
A promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Nierac, conduziu os debates com objetivo de proporcionar a discussão dos temas no ambiente acadêmico.A atividade foi realizada após o recebimento de denúncia, pelo Nierac, de casos de racismo e homofobia praticados por uma professora em face de alunos da instituição. As vítimas também fizeram a denúncia à polícia.
Além da palestra, o Nierac solicitou à direção do Iespes a apresentação de cronograma de ações para promoção do letramento racial e de gênero, de modo a evitar novas situações discriminatórias no ambiente acadêmico, e que as vítimas fossem incluídas no programa de acolhimento psicológico da instituição.
Em reunião realizada com a direção do Iespes, foi acordado um prazo para apresentação do cronograma. Os debates realizados são parte desse cronograma e da iniciativa de criar espaços de diálogos no âmbito acadêmico para que situações preconceituosas não mais ocorram.
Assessoria de Comunicação