MPPA promove evento de conscientização sobre saúde mental no "Setembro Amarelo" em Altamira

Nesta sexta-feira (27), o Ministério Público do Estado do Pará, por intermédio da Coordenação da Região Administrativa Sudoeste I, promoveu evento em Altamira, alusivo à campanha Setembro Amarelo, dedicado à saúde mental. O objetivo do evento foi abordar a importância da conscientização sobre o tema, tanto no meio corporativo quanto na sociedade em geral, reforçando o papel do Ministério Público na promoção do bem-estar e na prevenção de problemas emocionais.
Em um contexto em que questões relacionadas à saúde mental estão cada vez mais em evidência, o evento buscou sensibilizar os participantes sobre os mitos e verdades do suicídiO, além de destacar medidas preventivas e a importância do acolhimento em diversos ambientes, especialmente no trabalho.
A abertura e exposição sobre o tema foi realizada pelo promotor de Justiça Felipe Luiz Ribeiro Sampaio de Andrade, vice-coordenador da RA Sudoeste I, seguido de palestras com profissionais especializados.
A psicóloga do MPPA em Altamira, Shirley Góis, ministrou uma palestra sobre "Suicídio: Mitos e Verdades", trazendo à tona a necessidade de desconstruir preconceitos e incentivar o diálogo aberto sobre o tema. Ela destacou a relevância da prevenção e conscientização como ferramentas eficazes na luta contra o suicídio.
O evento também contou com a participação do Professor Patrick Lopes, profissional de Educação Física do CAPS I e II de Altamira, que abordou os "Benefícios da Atividade Física para a Saúde Mental" e falou sobre o trabalho do CAPS em Altamira no acolhimento e suporte à saúde mental da população.
Além disso, a realização do evento foi viabilizada com apoio da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP). A promoção de ações como o Setembro Amarelo ressalta o compromisso do Ministério Público em atuar em prol da saúde e bem-estar da sociedade, não apenas nas esferas jurídicas, mas também no cuidado com a vida e a saúde mental das pessoas, reforçando a importância da prevenção e do apoio mútuo em momentos de dificuldade.
Texto: Coordenação da Região Sudoeste I, com edição da Ascom MPPA