MPPA promove roda de conversa com mulheres quilombolas e ribeirinhas sobre o enfrentamento à violência de gênero, na região do Baixo Xingu

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Núcleo de Proteção a Mulher (Núcleo Mulher) e da 6ª Promotoria Agrária de Altamira, representados pela promotora de Justiça Renata Valéria Pinto Cardoso, promoveu na última quarta-feira (7), uma roda de conversa com mulheres quilombolas e ribeirinhas na Comunidade Quilombola Taperu, localizada no município de Porto de Moz, região do Baixo Xingu.
A atividade teve como objetivo fomentar o diálogo e a escuta qualificada de mulheres de comunidades tradicionais acerca de temas sensíveis e estruturais, como o enfrentamento da violência de gênero, geração de renda, soberania alimentar e participação política das mulheres nos espaços comunitários e institucionais, além do acesso a políticas públicas essenciais.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto de Moz, que viabilizou atendimento com dois médicos, além da realização de vacinação para os moradores da comunidade, demonstrando a importância da articulação interinstitucional para a efetividade das ações voltadas à promoção de direitos.
A realização da roda de conversa está inserida nas atribuições do Núcleo Mulher, que tem como missão fomentar programas e ações voltadas à prevenção e ao combate à violência contra a mulher, bem como promover o fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade de gênero, especialmente no interior do estado e em comunidades de difícil acesso.
A Promotoria Agrária da Altamira também atua de forma articulada com o Núcleo Mulher no acompanhamento das demandas coletivas de comunidades tradicionais, contribuindo para a proteção dos direitos territoriais e sociais das populações quilombolas e ribeirinhas do Xingu.
Texto: Núcleo de Proteção a Mulher (Núcleo Mulher) e 6ª Promotoria Agrária de Altamira, com edição de Patrick Dias. Ascom/MPPA.
Fotos: Núcleo de Proteção a Mulher (Núcleo Mulher), e da 6ª Promotoria Agrária de Altamira.