ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove Workshop: Hanseníase em Foco, com objetivo de conscientizar a população paraense

Belém 08/07/25 14:15

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 2º Cargo das Promotorias de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos de Belém, representada pela promotora de Justiça Elaine Carvalho Castelo Branco, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA), promoveu no dia 3 de julho o workshop:Hanseníase em Foco, com o objetivo de conscientizar e informar a sociedade sobre essa doença, que é ainda cercada por mitos e estigmas. A iniciativa visa esclarecer as implicações da hanseníase, o fluxo de atendimento na rede pública de saúde, os serviços disponíveis e os direitos sociais das pessoas acometidas.

A hanseníase é uma enfermidade infecciosa, transmissível e crônica, de evolução lenta, mas que pode ser totalmente curada com o tratamento poliquimioterápico oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a doença atinge principalmente os nervos periféricos e a pele, podendo provocar lesões neurais graves. Essas lesões podem resultar em deficiências físicas que limitam atividades cotidianas e laborais, além de causar sofrimento psíquico e exclusão social. Por isso, o evento ressalta a importância da informação correta para desmistificar preconceitos e garantir os direitos das pessoas afetadas pela hanseníase.

Durante o evento, a promotora de Justiça e coordenadora do centro de apoio operacional de direitos sociais (CAODS) Leane Barros Fiuza de Mello destacou a importância do fomento de ações e conscientizações relacionadas à saúde no ambiente escolar “Na área educacional possuímos intensa de mobilização social, por meio de escutas estudantis, inclusive fomentando o protagonismo dos estudantes na luta dos diretos fundamentais, com isso os alunos atuam com alerta às suas família a respeito da prevenção e cuidado com a Hanseníase”. Comentou.

O encontro contou com as palestras de especialistas e representantes da SESPA:  Luiz Augusto Costa de Oliveira, Coordenador da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Hanseníase (CEPCH); Andressa Bocalon dos Anjos, médica dermatologista e hansenóloga; Sarah Tosta Sanabria Souto, fisioterapeuta; e Polyanna Espíndola Farias, sevidora que atua no programa de controle da hanseníase há 20 anos.

Este evento é parte das ações de acompanhamento, supervisão e promoção a nível de política pública, firmado entre o MPPA e entidades da área da saúde de Belém, por meio da portaria N.º002/2025 -AMP/2ªPJ/DCF/DH – ADITAMENTO.

Texto: Patrick Dias. Ascom/MPPA.
Fotos: Patrick Dias e Alexandre Pacheco.

Fale Conosco