MPPA realiza mais uma ação do projeto “MP+CIDADANIA”, em Gurupá

Nos dias 20 e 21, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio de seu Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAPCPC), realizou mais uma edição do projeto MP+Cidadania, em parceria com a Capitania dos Porto do Amapá, Marinha do Brasil, Promotoria de Justiça de Gurupá, Governo do Estado do Pará, Prefeitura e Câmara Municipal de Gurupá e demais parceiros, em mobilização contra o escalpamento nesta região.
Participaram da iniciativa os Promotores de Justiça Nadilson Portilho Gomes (coordenador do CAO CPC), Ângela Maria Belieiro Queiroz (coordenadora auxiliar do CAO CPC) e Juliana Cabral Coutinho Andrade, titular da promotoria de Justiça de Gurupá.
Na ação foram disponibilizados serviços de documentação civil e formação de marinheiros, além de realização de palestras e rodas de conversas, além de serviços de saúde, atendimento extrajudicial, benefícios sociais, ações educativas e emissão de documentos.
O projeto “MP+Cidadania” é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) que visa promover a cidadania e a defesa dos direitos da comunidade, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. A ação social ocorre através de diversos projetos e parcerias com órgãos públicos, como a Marinha do Brasil, bem como, a adesão dos promotores de Justiça do Estado. Nesta primeira etapa, foi totalmente focado na regularização de condutores aquaviários, a fim de evitar-se acidentes nos rios.
Escuta social
Ainda durante a iniciativa, foi realizada uma escuta social no município, para coleta de demandas, no centro catequético da paróquia, no dia 20, onde foram ouvidos da população, como problemas principais o “lixão clandestino” e o terminal hidroviário interditado, entre outros. Além da escuta foi realizado uma roda de conversas sobre violências sexuais, doméstica e familiar contra a mulher, com a participação da prefeita municipal Iracilda Alho, em alusão ao mês de conscientização e enfrentamento a violência contra mulher.
Projeto MP pela Florestania
No dia 21, pela manhã, também foi realizada uma atividade do projeto “Ministério Público pela Florestania”, na comunidade de Marajoí, setor São José das Areias, onde foram apresentados os detalhes do projeto à comunidade, com reunião e detalhamento de problemas enfrentado diariamente pela comunidade, com a participação dos promotores de Justiça e prefeita municipal de Gurupá.
Texto e fotos: Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão, com edição Patrick Dias. Ascom/MPPA.