ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA reúne com Funpapa, Fasepa e UFPA para discutir a temática socioeducativa integrada na comunidade acadêmica

Belém 06/12/24 12:59

Nesta sexta-feira, 6, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) através do 8º Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Antônio Lopes Maurício, realizou reunião com a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA), para discutir a articulação e integração da temática socioeducativa com a comunidade acadêmica da Universidade.

O encontro foi realizado com base no Ofício nº 213/2024 emitido pela Promotoria de Justiça, que considerou a necessidade de se estabelecer diálogo transversal entre os atores públicos de modo a agregar esforços na incrementação de políticas públicas socioeducativas. A reunião pôde estabelecer diálogo entre as instituições, que apresentaram as suas propostas de integração socioeducativa na universidade.

Além do promotor de Justiça Antônio Lopes Maurício, estiveram presentes a representante da Fasepa, Kátia Simone Gomes Porfirio; a representante da UFPA, Fátima Cristina da Costa Pessoa; e a representante da Funpapa, Margarete Santos.

Ao final da reunião, o promotor de Justiça destacou a importância das ações socioeducativas, que envolve adolescentes e jovens autores de ato infracional cuja trajetórias são marcadas pela vulnerabilidade social, violação de direitos constitucionais e negligência das políticas públicas. 

Por fim, ficou deliberado que a Fasepa e Funpapa apresentem propostas às instituições com projetos compatíveis à atuação acadêmica universitária da UFPA, que se propôs realizar reunião com o reitor, pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas para desenvolver o projeto em conjunto, cujas propostas deverão ser apresentadas em nova reunião agendada.

 

Texto: Bianca Galhardo, Ascom/MPPA

Foto: 8ª PJ de Infância e Juventude

 

 

Fale Conosco