ATENDIMENTO AO CIDADÃO

PGJ e Procuradores de Justiça do MPPA são agraciados com medalhas pelos 50 anos da Universidade da Amazônia

Belém 21/10/24 17:15

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, na sede do Ministério Público do Estado, o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., foi agraciado com a Comenda "Tobias Barreto", concedida pela Universidade da Amazônia (Unama). Na ocasião, 18 membros do Colégio de Procuradores de Justiça - egressos da Unama, foram homenageados com Comenda alusiva aos 50 anos da Universidade. A sessão especial foi presidida pela reitora da Unama, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, e reuniu autoridades, membros e servidores do MPPA, além de professores e alunos da Instituição de Ensino.

No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo especial que celebra os 50 anos de história da Unama, que faz um apanhado da trajetória de valorização da educação e que nesse meio século foi fundamental para o desenvolvimento do Estado do Pará.

Comenda Tobias Barreto

O PGJ César Mattar Jr. foi homenageado com a Comenda Tobias Barreto. A indicação do Procurador-Geral de Justiça, foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unama, em conformidade com a Resolução nº 05 de 02 de setembro de 2024.

A Medalha Jurista Tobias Barreto foi criada pelo Instituto Brasileiro de Estudos do Direito (IBED), por meio da Resolução Administrativa nº 03, de 10 de agosto de 1997. Ela é concedida a instituições e personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, tenham se distinguido no seu campo de  atuação ou que tenham prestado relevantes serviços à Justiça. A Medalha Jurista Tobias Barreto é oferecida uma vez por ano a instituições e personalidades escolhidas pelos conselheiros do Instituto Brasileiro de Estudo do Direito (IBED) em Sessão Plenária.

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. prestou uma homenagem à Universidade da Amazônia durante seu discurso, destacando a importância da instituição no fortalecimento do Ministério Público do Estado do Pará. Mattar reconheceu a contribuição de profissionais renomados e enfatizou o papel fundamental das mulheres na organização. Além disso, o PGJ expressou gratidão pelas parcerias desenvolvidas com a universidade, mencionando projetos bem-sucedidos que melhoraram a qualidade dos serviços de saúde para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Graças à Universidade e a esses valorosos membros da nossa instituição, o Ministério Público do Estado do Pará é o que é hoje, uma instituição forte, uma instituição pujante e uma instituição que cresce todos os dias”, afirmou o procurador, ressaltando a contínua colaboração entre as duas entidades.

O chefe do MPPA também enalteceu a gestão atual da doutora Betânia e parabenizou os agraciados, reforçando a importância da Universidade da Amazônia como uma das maiores instituições do Estado. Ao final, o PGJ César Mattar Jr., expressou otimismo para o futuro da Universidade e do Ministério Público, desejando a continuidade do crescimento e da excelência. "A interação contínua entre o Ministério Público e a Universidade da Amazônia foi celebrada, enfatizando a trajetória de crescimento e a projeção futura da universidade como uma das maiores instituições do estado", completou.

 

Comenda Unama

Os 18 membros do Colégio de Procuradores de Justiça - egressos do curso de Direito da Unama, foram condecorados com a Comenda UNAMA - honraria destinada a personalidades, gestores e profissionais que fizeram parte do legado da Universidade cinquentenária, seja como acadêmico, parceiro ou apoiador do conhecimento na Amazônia.

 

Foram condecorados, os procuradores de Justiça: Antônio Eduardo Barleta de Almeida;  Armando Brasil Teixeira; Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento; Cláudio Bezerra de Melo; Estevam Alves Sampaio Filho; Hamilton Nogueira Salame; Isaías Medeiros de Oliveira; Joana Chagas Coutinho; Leila Maria Marques de Moraes; Manoel Santino Nascimento Jr.; Marcos Antônio Ferreira das Neves; Maria Célia Filocreão Gonçalves; Maria do Socorro Pamplona Lobato; Mário Nonato Falângola; Nelson Pereira Medrado; Ricardo Albuquerque da Silva; Roberto Antônio Pereira de Souza e Waldir Macieira da Costa Filho. 

Em nome dos agraciados, a procuradora de Justiça Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento, destacou a importância da Unama na sua trajetória profissional. "Eu já tive oportunidade tantas vezes de falar em público, mas hoje, eu estou especialmente emocionada, porque muitas lembranças vieram a minha mente, e o filme que nós assistimos, me trouxe tão gratas recordações de uma trajetória que nos fez chegar a hoje em dia. Como diz Milton Nascimento, 'os sonhos não envelhecem', e realmente os sonhos não envelhecem, alguns são realizados, outros transmutam, outros estão transferidos para outras pessoas. Tivemos sonhos e fizemos parte do sonho dos professores que fundaram e constituiram a Unama. O primeiro reitor, doutor Edson Franco, inesquecível para todos nós. Eles ousaram sonhar, nós ousamos acreditar nos sonhos deles". 

Ainda na sua fala, a procuradora completou. "A nossa contribuição para a sociedade é visível, somos egressos de uma instituição que há 50 anos vem carregando este sonho que se transformou na maior Universidade particular da região norte, hoje administrada pelo Grupo Ser. A história da Unama é de sucesso, e eu me orgulho, e tenho certeza que os meus colegas agraciados também, em fazer parte dessa história. Dra Betânia, mais uma vez, em seu nome, agradeço ao Conselho Universitário da Unama que nos agraciou com essa homenagem linda e tenha certeza: nós temos muito orgulho de fazermos parte da criação, fomos sementes dessa instituição grandiosa."

A reitora da Unama encerrou os discursos, ressaltando a relevância do MPPA como uma Instituição garantidora de direitos. "Me dirijo à Vossa excelência, Dr César Mattar Jr., e aos Procuradores do Ministério Público do Estado do Pará com tanto carinho, pela oportunidade dessa Universidade estar aqui. Começo agradecendo, dizendo que nesses 50 anos de história, estar hoje no Ministério Público é um dos dias mais especiais dessa trajetória. Nós tomamos a decisão de ao longo de 2024 fazer as homenagens devidas às pessoas que contribuíram nesses 50 anos para que a Universidade da Amazônia pudesse ser o que ela é hoje. Temos muita gratidão de estar aqui, de trazer nossos alunos, docentes e gestores, de olhar para vocês e entender a grandiosidade dessa manhã e poder se espelhar, porque quanto mais justiça, mais direitos vão ser respeitados. A Unama não passou em branco na vida de ninguém, e ao longo dessa história, ela deixou marcas que são muito fortes. Muito obrigada". 

Ao final da sessão, o coral do MPPA, sob a regência do maestro Anselmo Costa, prestou sua homenagem aos agraciados com a apresentação de duas músicas.

Mesa Oficial

Compuseram a mesa oficial do evento, o PGJ, César Mattar Jr., a reitora da Unama, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo; os subprocuradores-gerais de Justiça, Eduardo Barleta, Ubiragilda Pimentel e Raimundo Mendonça; o ouvidor-geral do MPPA, Geraldo Rocha; a esposa do primeiro reitor da Unama, Edson Franco, Nazaré Franco; e o pró-reitor de Ensino da Universidade, professor Éden Ferreira. 

Sobre a Universidade - A Unama completa 50 anos no mercado da educação em 2024. Fundada em outubro de 1974, a Instituição de Ensino Superior (IES) carrega gerações de formandos, tem uma importância na contribuição social e de pesquisa, além de ajudar com o desenvolvimento na região Norte no país. 
 

Assessoria de Comunicação
Fotos: Alexandre Pacheco e Kauan Saraiva

 

Fale Conosco