População de Igarapé-Miri recebe serviços gratuitos em ação do projeto MP+Cidadania

Entre os dias 27 e 29 de agosto, o município de Igarapé-Miri, no nordeste paraense, recebeu a Ação de Cidadania promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), Promotoria de Justiça de Igarapé-Miri, Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupeia) e o Núcleo de Proteção à Mulher. A iniciativa levou uma série de serviços gratuitos à população, incluindo atendimentos de saúde, emissão de documentos e atividades culturais.
A ação contou com o apoio de diversos parceiros, como a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro (8ª Região Militar), o projeto MP+Cidadania, além de órgãos como Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster), Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Corpo de Bombeiros, Casa da Mulher Paulistana, entre outros. A mobilização também reforçou a campanha de prevenção ao escalpelamento, acidente comum em embarcações da região amazônica.
Durante a programação, a Capitania dos Portos realizou a formação de marinheiros aquaviários, além de realizar trabalho de prevenção contra acidentes fluviais, cobertura de eixo de motores de embarcações e entrega de coletes. O Exército Brasileiro ofertou atendimentos de saúde diversos à comunidade da Vila de Maiuatá, na zona rural.
A população teve acesso à emissão de carteiras de identidade, cadastro e emissão da Carteira Nacional do Artesão, Carteira de Trabalho Digital, entre outros serviços. Também foram promovidas palestras, rodas de conversa e oficinas. A Casa da Mulher Paulistana formou duzentas mulheres em cursos de embelezamento.
A Sespa disponibilizou serviços de saúde, de atendimentos de enfermagem, atendimentos médicos (pediatra, clínica e ginecologista), testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, palestra e orientação de saúde bucal, distribuição de kits odontológicos, regulação (encaminhamentos de consultas e exames especializados), cadastro de cadeira de rodas (Ceped), emissão de passe livre intermunicipal, órtese e prótese para pessoas com deficiência.
Estiveram presentes os promotores de Justiça Nadilson Portilho Gomes (coordenador do CAO CPC), Ângela Maria Balieiro Queiroz, Louise Rejane de Araújo Silva (coordenadoras auxiliares do CAO CPC), Harrison Bezerra (titular da Promotoria de Igarapé-Miri), Felipe Freitas Vasconcelos (promotor auxiliar) e Maria José Vieira de Carvalho Cunha (coordenadora do Nupeia).
Na tarde do dia 28 de agosto, o projeto "Ministério Público pela Florestania" foi apresentado à comunidade de São Roque, com continuidade no dia 29, na comunidade Rio das Flores. As atividades incluíram dinâmicas com voluntários dos projetos Cisne Branco, Amigos Voluntários da Marinha e Capitania dos Portos, além de reuniões com lideranças comunitárias e autoridades.
Texto: Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), com edição de Hannah Franco/Ascom