Projeto “A Voz da Cidadania” concorre ao Prêmio Innovare 2025

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do titular da 3ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Franklin Lobato Prado, participou da fase de entrevistas do Prêmio Innovare 2025, com o projeto “A Voz da Cidadania”, classificado para esta nova etapa. Na terça-feira, 22, o integrante do MPPA recebeu a visita de um dos consultores do prêmio, respondendo às perguntas e tirando as dúvidas.
Desde 1995, o projeto “A Voz da Cidadania” leva informações essenciais para toda a população vítima de violência doméstica por meio de rádios e web rádios, aproximando a população do Ministério Público e da justiça, ampliando o conhecimento dos cidadãos sobre seus direitos. Nesse período o projeto já passou por sete emissoras de rádios, em municípios nos quais o promotor de Justiça Franklin Prado atuou.
Entre os objetivos do projeto está a redução do índice de violência doméstica contra a mulher, utilizando-se dos meios de comunicação para divulgar o papel do Ministério Público e os dispositivos legais que devem ser aplicados em situações de violência doméstica, possibilitando, assim, maior acesso à informação sobre seus direitos às mulheres.
Durante os programas de rádio ocorre a interação contínua com o público, que participa com perguntas e sugestões, o que reforça o compromisso do projeto em criar um ambiente acolhedor e dinâmico, tornando as ações cada vez mais relevantes e eficazes.
O projeto está diretamente alinhado ao Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP 2020–2029).
Prêmio Innovare
Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalhpo (TST), desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.
Em 2025 o Prêmio Innovare chega a sua 22ª edição. Ao todo 702 trabalhos serão visitados pelos consultores do Innovare e do Datafolha até o dia 9 de agosto. A categoria com mais práticas inscritas em 2025 é Ministério Público (177), seguida de Tribunal (167) e Justiça e Cidadania (137). Na Categoria Juiz concorrem 81 práticas, Defensoria Pública 67 e Advocacia 65.
Assessoria de Comunicação