ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Projeto de interiorização avança no sudeste do estado com visitas e reuniões em Rio Maria, Redenção e Conceição do Araguaia

Redenção 04/07/22 13:50

Descrição da imagem: na foto colorida aparece um grupo grande de pessoas reunidas em um auditório, quase todas de pé, no centro do ambiente, algumas pessoas estão segurando a bandeira vermelha do Ministério Público do Estado do Pará, o ambiente é claro, apenas as cadeiras são escuras. 

A Comitiva do Projeto de Interiorização da Administração Superior do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) avança em suas atividades na Região Sudeste II nesta quinta-feira (30), percorrendo mais de 200 quilômetros de estradas, partindo do município de Xinguara, para visitar as Promotorias de Justiça de Rio Maria, Redenção e Conceição do Araguaia.

Rio Maria

Descrição da imagem: na foto colorida aparecem 11 pessoas de pé, reunidas, posando para foto. O grupo está em um ambiente amplo que aparenta ser um corredor, ao lado direito duas grandes janelas permitem a entrada de luz natural. 

Pela manhã, os integrantes da comitiva foram recebidos pelo Promotor de Justiça Franklin Jones da Silva numa pequena sala reservada ao Ministério Público dentro do Fórum Municipal de Rio Maria e puderam testemunhar presencialmente os desafios da atuação nestas condições, apresentar os avanços e projetos da gestão na reunião de trabalho.

Antes de deixar a cidade, o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr., os Subprocuradores-gerais de Justiça Eduardo Barleta e Ubiragilda Pimentel, junto da Diretora do Departamento de Obras e Manutenção, Márcia Moraes da Costa, visitaram o terreno ao lado do Fórum Municipal previsto para construção de uma sede do MPPA em Rio Maria.

Descrição da imagem: na foto colorida aparecem quatro pessoas de pé em um terreno gramado, poucas árvores aparecem ao fundo e algumas casas mais atrás. O dia está ensolarado e o grupo posa para foto. 

Redenção

No auditório do Ministério Público em Redenção, realizou-se a reunião da Comitiva de Interiorização com o Promotor de Justiça Luiz da Silva Souza, coordenador do Polo Sudeste II. Na oportunidade, muitos servidores estavam presentes e puderam participar da prestação de contas da atual gestão e tirar dúvidas sobre os temas mais sensíveis de interesse do quadro funcional da instituição.

Descrição da imagem: na foto colorida aparecem quatro pessoas sentadas à mesa, todos estão voltados para o público, nenhuma pessoa olha em direção a foto, as paredes ao fundo são em tom de amarelo claro. 

O Promotor de Justiça Luiz Souza ressaltou a importância da visita, pois "mostra o compromisso que a Administração Superior tem com todos os órgãos de execução, pois o membro que está aqui na ponta da lança, trabalhando no interior, percebe que não está sozinho nessa luta cotidiana da labuta ministerial, muitas vezes tão difícil". E complementa que "com esse apoio, os integrantes da Promotoria de Justiça se sentem acolhidos, tendo mais respaldo para trabalhar".

Foram entregues equipamentos de informática, como notebooks e kits multimídia, além de aparelhos de telefonia móvel. Também foi entregue oficialmente uma bandeira do MPPA, para ser hasteada junto com as bandeiras do Pará e do Brasil no auditório, e todos os presentes posaram para uma foto oficial para registrar o momento (imagem de destaque desta matéria). 

Conceição do Araguaia

Sob o pôr do sol de Conceição do Araguaia, os integrantes do Projeto de Interiorização foram recebidos com muito entusiasmo pelos Promotores de Justiça Alfredo Martins, Adriana de Carvalho e Cremilda da Costa, que iniciaram o encontro com a inauguração da placa à Promotora de Justiça Jacirema Ferreira da Silva Cunha, falecida em setembro de 2021, que se tornou a primeira mulher a nomear um prédio do Ministério Público no Estado do Pará ao ser homenageada com seu nome batizando a sede da Promotoria de Justiça de Conceição do Araguaia, onde atuou antes de chegar à capital.

Descrição de imagem: na foto colorida aparecem seis pessoas de pé, três de cada lado, todos voltados em direção às duas placas de vidro que estão presas em uma parede, uma dessas placas tem a foto em preto e branco de uma mulher e ao lado um breve texto. 

Os servidores e membros do município que fica às margens do Rio Araguaia tiveram a oportunidade de conhecer os integrantes da comitiva da Administração Superior em uma reunião bastante animada que começou com o dia claro e se estendeu pela noite. Informações sobre recursos humanos, administração, informática, obras foram apresentadas pelos membros e representantes de diretorias que estavam presentes.

Descrição da imagem: na foto colorida aparecem seis pessoas de pé, posando para foto, o grupo está organizado em duplas, cada uma dessas duplas segura uma embalagem de celular. Na parede ao fundo há um banner com a imagem da bandeira do MPPA, em frente ao grupo, uma mesa com três notebooks e um tablet. 

Na última reunião da Comitiva de Interiorização na região, as recentes conquistas para os servidores foram bastante ressaltadas pelo quadro funcional, algo recorrente nas viagens pelo Sudeste do Pará. O recebimento dos equipamentos tecnológicos e telefones celulares também entusiasmou bastante os membros, que estavam esperando há tempos pela atualização.

Descrição da imagem: na foto colorida aparece um grupo de várias pessoas reunidas posando para foto, a maioria de pé, algumas agachadas na frente. 

A agenda de visitas chegou ao fim após reunir em 8 Promotorias de Justiça, tendo percorrido mais de 600 quilômetros por estradas irregulares do Pará. A comitiva de interiorização ainda seguiu mais de 500 quilômetros por via rodoviária até chegar em São Geraldo do Araguaia, passando por Marabá, onde encerrou as atividades com a inauguração da nova sede do MPPA no município.

Texto e Fotos: Pedro Bragança (Assessoria de Comunicação)

Fale Conosco