Projeto “O Despertar Cidadão: O Ministério Público nas Escolas” promove palestra sobre cidadania e combate ao bullying para estudantes de Marabá

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou, na manhã da última terça-feira, 19 de agosto, uma palestra direcionada aos alunos do ensino médio da Escola SESI/Marabá, na sede das Promotorias de Justiça de Marabá. A atividade integra o projeto “O Despertar Cidadão: O Ministério Público nas Escolas”, desenvolvido pelas Promotorias de Justiça do Polo Sudeste I.
Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as temáticas “Contextualização das Atividades e Atuação do Ministério Público”, conduzida pela promotora de Justiça Lílian Viana Freire, e “Bullying não é brincadeira”, ministrada pela promotora de Justiça Jane Cleide Silva Souza. Para enriquecer o debate, também foram exibidos os trailers do filme Extraordinário e da minissérie britânica Adolescência, que serviram como ponto de partida para reflexões sobre bullying, violência no contexto escolar e o papel da escola, da família e da sociedade na prevenção desses problemas.
O projeto “O Despertar Cidadão” é uma iniciativa coletiva de promotores de Justiça do Polo Sudeste I, que busca divulgar a função institucional do Ministério Público no ambiente escolar e estreitar o vínculo entre o órgão e a comunidade. A proposta é contribuir para a formação dos estudantes e ampliar o conhecimento sobre os direitos fundamentais.
A iniciativa, já em andamento, mobiliza 15 promotores de Justiça com atuação em 23 municípios da mesorregião sudeste do Pará. Seu objetivo é levar educação cidadã, orientação jurídica e promoção de direitos fundamentais a comunidades escolares, indígenas, tradicionais e rurais de difícil acesso. O projeto foi idealizado para aproximar o Ministério Público da sociedade, incentivar a cultura de direitos e fortalecer a presença institucional em territórios marcados por profundas desigualdades sociais.
Por meio de palestras, rodas de conversa, cartilhas educativas, podcasts, campanhas digitais e atendimentos presenciais, o projeto atua diretamente em escolas públicas e privadas, aldeias e localidades remotas, com foco na formação cidadã, prevenção à violência e valorização da educação como ferramenta de transformação social.
Além de Jane Cleide Silva Souza e Lilian Viana Freire, são autores do projeto os seguintes promotores de Justiça do MPPA, que atuam de forma colaborativa e integrada:
- Alexssandra Muniz Mardegan – Promotora de Justiça Agrária de Marabá;
- Aline Cunha da Silva dos Reis – Promotora de Justiça de Jacundá;
- André Felipe Gomes Guimarães – Promotor de Justiça Titular de São Domingos do Araguaia;
- Cristine Magela Correa – Promotora de Justiça do Júri de Marabá;
- Elimara Aparecida Ferreira Moura – Promotora de Justiça Substituta;
- Erick Ricardo de Souza Fernandes – Promotor de Justiça de São Geraldo do Araguaia;
- Francisca Paula Morais da Gama – Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Marabá;
- Gerson Alberto de França – Promotor de Justiça de Rondon do Pará;
- Jairo do Socorro dos Santos da Costa – Promotor de Justiça Substituto;
- Jefferson Ferreira Coelho – Promotor de Justiça de São João do Araguaia;
- João Francisco Amaral Neto – Promotor de Justiça Substituto;
- José Grisi Dantas – Promotor de Justiça da Saúde, Educação e Direitos Constitucionais de Marabá;
- Samuel Furtado Sobral – Promotor de Justiça Criminal de Marabá.
Texto: Lívia Leoni/ Ascom, com informações da Promotorias de Justiça do Polo Sudeste I.