ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria Agrária promove reunião sobre água tratada para as comunidades de várzea do oeste do Pará

Santarém 19/09/24 15:08

A Promotoria de Justiça Agrária do Oeste do Pará (2ª Região) promoveu no último dia 11 de setembro, na sede da promotoria em Santarém, reunião com representantes do Fórum de Projetos de Assentamento Extrativistas (PAEs) de Várzea, Instituto Federal do Amapá (IFAP), Emater e Incra, em atividade do projeto eMPoderacampo, que teve como pauta  “Água tratada para as comunidades de ribeirinhas das várzeas do oeste do Pará”. 

O evento foi conduzido pela promotora de Justiça titular Herena Corrêa de Melo, para discutir o problema enfrentado pelos comunitários de PAEs de várzea devido aos danos provocados pela utilização da água retirada diretamente dos rios para consumo habitual, que podem causar problemas à saúde, uma vez que não é tratada e não está pronta para o consumo direto. 

De modo a discutir alternativas para o enfrentamento da situação, principalmente no que se refere a ausência de políticas públicas efetivas para o fornecimento de água potável a todos, o evento contou com a contribuição do representante do IFAP, professor Pedro Aquino; de Caetano Scannavino, do projeto Saúde e Alegria; professor Reinaldo Peleja, da Ufopa, e da representação da Sespa. 

Inicialmente foi apresentado como alternativa a Micro Estação de Purificação de Água, projeto de autoria do professor Pedro Aquino, pelo qual o tratamento de água com alta turbidez (Rio Amazonas) é realizado em 24 horas por módulo,  e tem capacidade de armazenar até 10 mil litros.

Caetano Scannavino, do Projeto Saúde e Alegria, apresentou os Filtros de Nanotecnologia – Água Camelo, que busca soluções para o período da seca, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20 e a Sapopema, com capacidade para filtrar 1 litro de água por minuto e armazenar até 25 litros, o que abastece uma família com 4 pessoas.

A Ufopa, representada pelo professor Reinaldo Peleja,  destacou que a Universidade irá contribuir no monitoramento da análise da água, tempo e vazão dos litros apresentados.

Ao final todos visitaram o Projeto da Micro Estação de Água do IFAP, sendo  demonstrada cada etapa do processo de purificação da água para fins de consumo adequado.

    

Como encaminhamento do Projeto eMPoderacampo sobre acesso à água saudável, a promotoria verificou a necessidade de que estas práticas sejam oportunizadas, para os ribeirinhos do oeste do Pará de forma célere, especialmente em escolas, para que as crianças e jovens tenham acesso a água de qualidade, pois é reconhecida a grande incidência de doenças e mortes por doenças feco-orais ou câncer de estômago e intestino em decorrência da utilização do sulfato de alumínio e cloro, fora das recomendações técnicas. 

Em recente reunião com representante do Ministério do Desenvolvimento Social, no último dia 18 de setembro, foi apresentado o projeto eMPoderacampo sobre as alternativas debatidas na semana anterior com as comunidades e academia sobre a água,  iniciando articulação em prol do financiamento do projeto da IFAP para as famílias e escolas ribeirinhas do oeste do Pará.

Texto: Promotoria de Justiça Agrária
Edição: Assessoria de Comunicação


 

Fale Conosco