Promotoria de Justiça participa de evento alusivo ao Setembro Amarelo em Goianésia do Pará

Nesta sexta-feira, 27, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participou de palestra realizada na Escola Anunciada Chaves sobre o Setembro Amarelo, localizada no município de Goianésia do Pará. O evento contou com a participação da Promotoria de Justiça, Defensoria Pública e o Poder Judiciário de Goianésia do Pará, e foi direcionado à conscientização e prevenção do suicídio, com foco na valorização da vida, especialmente de crianças e adolescentes, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A ação integra a campanha do Setembro Amarelo, que promove, através de eventos como esse, um espaço de diálogo entre alunos, professores e as autoridades locais. Essa colaboração interinstitucional reafirma o compromisso das autoridades locais participantes com a promoção do bem-estar e a defesa dos direitos humanos, estabelecendo um canal de apoio contínuo para a comunidade.
Na ocasião, foram discutidas as ações de prevenção ao suicídio e incentivo a busca por ajuda, que deve ser realizada através da união de esforços entre escola, família e as instituições para que nenhuma criança ou adolescente se sinta sozinho diante dos desafios emocionais.
Ao final do evento, foram distribuídos materiais do projeto "ECO - o seu canal direto com o ECA”, uma iniciativa da Defensoria Pública e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que visa facilitar o acesso a informações e conscientizar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto e fotos: PJ de Goianésia do Pará com edição de Ascom/MPPA