ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Promotoria divulga resultado de concurso de vídeos sobre combate à violência escolar voltado a alunos da rede pública

Ananindeua 08/10/24 15:15

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua, Priscilla Moreira, divulga o resultado do concurso de vídeos para estudantes da rede estadual das escolas jurisdicionadas pela Diretoria Regional de Educação (DRE) 02 Ananindeua.

O concurso consistiu na produção de um vídeo de caráter educativo, com duração de até um minuto, com intuito de incentivar os estudantes a fomentar conhecimentos, habilidades, valores e ações propositivas sobre a temática “Como enfrentar as diversas formas de violência no ambiente escolar?”, contando com 3 categorias: ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio.

A iniciativa surgiu no contexto do projeto “Sobre Viver na Escola: Os desafios no cotidiano escolar na prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente.”, coordenado pela promotora de Justiça Priscilla Moreira e pelas técnicas do MPPA, a assistente social Rosemary Barros e a psicóloga Maria Valéria Nonato, com objetivo de fomentar Políticas Públicas sobre o tema.

As escolas da DRE 02 foram selecionadas, por cada uma apresentar uma problemática a ser enfrentada e precisam identificar os problemas encarado pela comunidade escolar sobre a temática da violência, tendo como foco o bullying; a prevenção e o enfrentamento da violência no cotidiano escolar; orientar os educadores, pais e diretores na análise e na reflexão sobre as diversas situações do convívio escolar.

Participaram do concurso as escolas:

1 - Escola: Francisco Paulo Mendes. Categoria: Ensino Fundamental II

2 - Escola: Francisco Paulo Mendes. Categoria: Ensino Médio 

3 - Escola: Gelmirez de Melo e Silva. Categoria: Ensino Fundamental I 

4 - Escola: Oneide de Souza Tavares. Categoria: Ensino Médio 

5 - Escola: Paraense. Categoria: Fundamental II

6 - Escola: Luiz Nunes Direito. Categoria: Ensino Médio 

7- Escola: Lucy Correa. Categoria: Ensino Médio 

8 - Escola: Gaspar Viana. Categoria: Ensino Fundamental I 

 

As escolas vencedoras foram:

Categoria

Escola vencedora

Ensino Fundamental 1

EEEF Dr. Gaspar Vianna

Ensino Fundamental 2

EEEFM Paraense 

Ensino Médio

EEEFM Prof. Francisco Paulo do Nascimento Mendes 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos vencedores foram:

Ana Clara Ferreira dos Santos, Gustavo Henrique Melo Palheta e João Lucas dos Santos Cardoso da EEEF Dr. Gaspar Vianna;

Anael Chaves de Sena, Alice Vitoria da Silva Palheta, Evellyn Samilly da Silva Pereira e Gabriel Cardoso de Moraes da EEEFM Paraense;

Thaires Vitória Silva Moras, José Alexandre Loiola de Almeida Silva, Kaellen Laiana de Souza Teixeira, Juliana Letícia de Souza de Souza e Christian dos Santos Duarte da EEEFM Prof. Francisco Paulo do Nascimento Mendes.

Segundo a regulamentação do concurso a premiação será premiado o melhor vídeo do concurso de cada segmento (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA), segundo a avaliação da comissão julgadora; a premiação dos vídeos vencedores (1º lugar de cada segmento), conforme a avaliação da comissão julgadora, será em evento realizado no dia 17 de outubro de 2024, às 9h, no auditório da Usina Terpaz do Icui- Guajará.

A premiação dos vencedores será no valor de R$ 700,00 por segmento e aos demais participantes será feito o sorteio de uma bolsa integral pelo período de 1 ano de treinamento no Projeto Bombeirinho Mirim, ministrado pela Info Soluções, uma bolsa integral na Microlins em curso de capacitação e qualificação profissional, podendo escolher entre introdução à informática, manutenção de computadores (básica) ou treinamento 1º emprego (currículo 2.0, Marketing Pessoal, Dicas de Entrevista) e uma bolsa parcial na Microlins para acesso a todas as profissões Microlins.

Confira o vídeo com a divulgação do resultado.

 

 

Foto de capa: Leandro Santan/ Prefeitura de Ananindeua

 

 

Fale Conosco