ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Semana do orgulho trans é realizada com serviços, palestras e workshops

Santarém 04/02/25 13:31

Foi realizada de 27 a 31 de janeiro, na sede das Promotorias de Justiça de Santarém, a semana do Orgulho Trans, com programação que incluiu palestras, atendimentos em saúde e expedição de documentos, com a organização do programa Ministério Público e a Comunidade e parceiros. Os serviços e palestras foram voltados para a população trans, LGBTQI+ e público interessado.

A abertura foi feita no auditório, com a participação da promotora de Justiça Lilian Braga, que coordena o programa; a promotora de Justiça Dully Sanae, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santarém; a procuradora da República Thaís Medeiros, representando o Ministério Público Federal; Wania Alexandrino, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Wilton Dolzanis, pela Ordem dos Advogados do Brasil- Santarém; Amiraldo Santos, pelo Senac; os vereadores de Santarém Alba Leal e Biga Kalarare, e Adiara Pereira, da Associação Vozes da Diversidade. 

A semana seguiu com palestras, atendimentos em saúde, workshops, expedição de documentos, atendimento do Programa Ministério Público e a Comunidade e outros. Os parceiros do evento foram o Núcleo da Igualdade Étnico-Racial do MPPA, Ufopa, Ministério do Trabalho, Prefeitura de Santarém, Senac, Sespa- 9ª Regional de Saúde, Secretaria de Estado de Segurança Pública, OAB Santarém, Ministério Público do Trabalho e Associação Vozes da Diversidade.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Amiraldo Santos, com o tema “Imagem Pessoal- o ser humano frente aos novos paradigmas da vida moderna”. A Secretaria Municipal de Saúde e a 9ª Regional da Sespa disponibilizaram consultas com médica, psicóloga e nutricionista, além de testes rápidos, vacinas e cartão SUS. A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou atendimento para tratar da violência e acompanhamento familiar. O Ministério do Trabalho e Emprego e o Núcleo de Justiça da Secretaria Estadual de Segurança Pública disponibilizaram orientações e agendamentos para emissão de documentos de identidade e carteira de trabalho.

                 

Foram ministradas nos dias 28 e 29 as palestras com o tema “Processo transexualizador na Rede do Sus e redução dos riscos e a atenção aos problemas decorrentes do uso prolongado de hormônios masculino e feminino para travestis e transexuais”, pela Sespa, na modalidade online, e pela OAB- Santarém, sobre a atuação da Comissão de Diversidade Sexual e de Gêneros. Dois workshops foram realizados pelo Senac, com o tema “Segredo das sobrancelhas perfeitas” e “Dicas de maquiagem para o dia a dia”.

                       

Participaram do encerramento a promotora de Justiça Dully Sanae, que enfatizou a necessidade de união dos movimentos e associações que representam o público trans e LGBTQI+, para que possam apresentar demandas e reivindicar direitos e políticas públicas. A procuradora Cláudia Patrícia falou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho no combate à discriminação no ambiente de trabalho e nas contratações pelas empresas, destacando a importância de encaminhamento das denúncias.

Assessoria de Comunicação 

Fale Conosco