ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Seminário “Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP 30” reúne instituições do Norte em aliança estratégica pelo clima

Manaus 02/06/25 10:30

O Ministério Público do Estado, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP do Amazonas, realizaram, entre os dias 28 e 30 de maio, em Manaus, o seminário “Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP 30”. O evento aconteceu em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

O seminário foi idealizado pelo promotor de Justiça José Edvaldo Sales, coordenador do CEAF-PA, em conjunto com a Professora Girlian Sousa, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), contando com o apoio estratégico do CEAF do Ministério Público do Estado do Amazonas (CEAF-AM).

O evento reuniu especialistas, membros do Ministério Público e representantes da academia, consolidando um espaço de diálogo qualificado sobre os desafios e as possibilidades da Amazônia diante da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.

Representando o Ministério Público do Pará, estiveram presentes as promotoras Renata Valéria Pinto Cardoso, diretora de cursos e eventos do CEAF-PA; Ione Nakamura, coordenadora do Núcleo Agrário e Fundiário do MPPA; Lilian Braga, coordenadora do Núcleo de Igualdade Étnico Racial (NIERAC); e Eliane Moreira, promotora de Justiça e referência nacional em direitos socioambientais.

A programação do seminário abarcou temas como justiça climática, racismo ambiental, modelos de desenvolvimento na Amazônia e o papel das instituições públicas na proteção dos territórios e dos povos tradicionais. O encontro reafirmou a importância de fortalecer redes de cooperação interinstitucional e o protagonismo amazônico na construção de agendas climáticas comprometidas com a equidade e os direitos humanos.

O diretor-geral do CEAF, José Edvaldo Sales, destacou que “este seminário tem um simbolismo especial, pois marca o fortalecimento de uma agenda conjunta das instituições da Amazônia em um ano em que nossa região ocupa o centro das discussões globais sobre justiça climática. A COP 30 é uma oportunidade histórica para que nossas vozes sejam ouvidas e nossos desafios, reconhecidos no cenário internacional.”

 

 

 

Fale Conosco